Deputada Luciana Rafagnin (PT) indica pesquisadora da Unioeste para receber homenagem da Assembleia Carolina Panis é bioquímica e estuda a relação entre agrotóxicos e o aumento de câncer de mama em agricultoras do Sudoeste.

04/03/2024 17h53 | por Assessoria Parlamentar

A deputada Luciana Rafagnin (PT) com a bioquímica e professora- doutora da Unioeste, Carolina Panis.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A bioquímica e professora- doutora da Unioeste, Carolina Panis, foi homenageada pela Assembleia Legislativa, com o troféu Rosy de Macedo Pinheiro Lima, nesta segunda-feira, 4, por indicação da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT). Ela é autora de um estudo, em conjunto com o Laboratório de Biologia de Tumores da Unioeste campus de Francisco Beltrão, que há 10 anos investiga a agressividade do câncer de mama em agricultoras no Sudoeste do Paraná.

“A pesquisa nos mostrou que impacto do uso de agrotóxico nas agricultoras do Sudoeste é seis vezes maior que a média nacional. As mulheres da região têm risco 59% superior de contrair a doenças do que mulheres que vivem nas cidades”, diz Luciana.

As pesquisas desenvolvidas pela professora Carolina e os pesquisadores do LBT mostraram que a região apresenta uma alta incidência de casos de câncer de mama, alcançando 41,4%, o que representa um aumento de 14% em relação ao restante do Brasil e 17% em comparação com o próprio estado do Paraná.

A deputada destaca que o trabalho da pesquisadora e de toda equipe foi premiado em 2021 como iniciativa da educação superior voltada aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2023, o estudo foi apontado como referência em artigo que discute as prioridades das políticas de saúde pública no Brasil na revista SCIENCE em relação à contaminação por agrotóxicos e câncer. A professora Carolina foi indicada para a galeria da World Intellectual Property Organization (2023) e ganhadora do Prêmio Marcos de Moraes 2023 (3º lugar) pela Fundação do Câncer - INCA. Também recebeu o 34º Prêmio de Ciência de Tecnologia do Paraná, considerada a maior honraria que um cientista pode receber no Estado.

Perfil

Carolina é professora no curso de Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde; pós-doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro, mestre e doutora em Patologia, pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, também é pesquisadora visitante no Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.