Deputada Luciana Rafagnin (PT) leva à Brasília pedido de retomada do programa nacional de Habitação Rural
Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na tarde desta terça-feira (28), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), acompanhada do deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), levou ao Governo Federal as necessidades da agricultura familiar do Paraná, como a redução dos juros para a produção de alimentos, a garantia dos direitos previdenciários da categoria e também o pedido da retomada do Programa Nacional de Habitação Rural, entre outras.
Nos governos de Lula e Dilma, o “Minha Casa, Minha Vida Rural” resultou na construção e entrega de quase 40 mil casas para famílias de baixa renda que vivem no campo. Além de retomar a política pública que fez tanta diferença na vida das agricultoras e agricultores familiares por todo o país, levando mais dignidade e infraestrutura para trabalhadores do campo, há a necessidade de ampliar a inclusão das famílias atendidas, com atualização de valores, benefícios e contrapartidas. “É um anúncio aguardado pela agricultura familiar de todo o país, muito abandonada nos últimos anos. Viemos aqui reforçar esse pedido junto ao Governo Federal”, disse Luciana.
Líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada foi porta-voz de outra demanda das entidades que representam o segmento produtivo no estado: o reconhecimento das normas de enquadramento da agricultura familiar em todos os programas e medidas administrativas do governo, para fins de garantia de acesso a direitos e a benefícios. “As entidades recebem seguidamente denúncias de indeferimento de pedido de aposentadoria de agricultores familiares pelos motivos e interpretações mais absurdas, como trabalhar a terra com o recurso de um pequeno trator, adquirido com muito sacrifício, o que significaria, na avaliação de agentes públicos um desenquadramento da condição de agricultores familiares”, argumentou a deputada.
Entidades da agricultura familiar assinam, inclusive, um pedido ao ministro Paulo Teixeira que realize uma cerimônia de lançamento do Plano Safra 2023/2024 em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, para valorizar a importância da produção de alimentos desse segmento para a soberania e segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro. O ministro ficou de levar o pedido das entidades do Sudoeste ao próprio Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) reforça apoio ao fim da escala 6×1 e critica proposta de jornada de sete dias consecutivos
Além do discurso em plenário, a parlamentar protocolou requerimento solicitando o envio de expediente aos senadores da República em apoio à PEC que acaba com a escala 6×1.
Leia maisVoto de Pesar reconhece legado de Zenaide Rodrigues dos Santos na agricultura familiar
Requerimento foi protocolado na Casa pela deputada Luciana Rafagnin (PT).
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) homenageia Escola Irmão Cirilo e Assentamento Missões pelos 30 anos de luta, resistência e organização coletiva
De acordo com a parlamentar, as homenagens reconhecem a trajetória de luta, organização comunitária e defesa da educação do campo e da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) apresenta projeto que reconhece General Carneiro como Capital Paranaense Cabocla do Contestado
A proposta busca valorizar a memória histórica, cultural e a resistência do povo caboclo da região Sul do Paraná.
Leia mais