Deputada Luciana Rafagnin (PT) leva ao Fundepar demandas de escolas estaduais e colégios agrícolas do Paraná
Reforma, manutenção, ampliação e construção de salas-de-aula, de escolas e obras em colégios agrícolas do Paraná são algumas das demandas dos municípios que a deputada Luciana Rafagnin (PT) levou ao diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, na tarde desta terça-feira (4).
A audiência integra uma rodada de conversas com as instâncias do Governo do Estado a fim de buscar soluções e encaminhamentos para os problemas que lideranças populares, entidades do setor produtivo e autoridades municipais trazem ao conhecimento da deputada, pedindo sua representação no diálogo e entendimentos com o Poder Executivo. “Essas demandas, como a necessidade de reformas, de obras nas escolas ou da ampliação e construção de novas estruturas dão conta de situações graves e da realidade enfrentada pela comunidade escolar”, justifica Luciana. “As soluções buscadas levam mais segurança a estudantes e trabalhadores da educação, bem como resultam em maior qualidade de ensino nos nossos municípios”, completa.
O diretor-presidente do Fundepar comentou sobre os fluxos, recursos e competências tanto do órgão quanto da Secretaria de Estado da Educação (SEED) para cada caso e ficou de estudar as alternativas para cada uma das demandas levadas pela deputada ao conhecimento da instituição. Também ressaltou planos futuros para o enfrentamento de alguns dos problemas apresentados.
Alimentação escolar
Pela manhã, a deputada Luciana participou da abertura da Assembleia Geral da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná – Fecafes-PR e lembrou da importância da conquista da lei da alimentação escolar 100% orgânica no Paraná até 2030, cuja parlamentar foi uma das proponentes. “É um desafio grande que todos nós temos: o governo precisa dar apoio e criar condições para que os agricultores familiares possam realmente fazer essa transição, sair da produção convencional de alimentos para a de orgânicos”, disse Luciana. “Os produtores sabem que estamos falando de qualidade do alimento, de vida, da saúde da população, mas também da geração de trabalho e renda, que para os municípios pequenos faz toda a diferença”, acrescentou.
Líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa, Luciana colocou o colegiado à disposição das entidades do segmento produtivo para pensar estratégias e ações para que a agricultura familiar chegue em 2030 em condições de suprir a necessidade das escolas de abastecimento e de oferta da merenda 100% orgânica. “É a oportunidade que o Paraná tem de sair na frente nessa solução e nesse direito de segurança alimentar e nutricional da nossa gente”, finalizou.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) alerta para risco de terceirização nos internatos dos colégios agrícolas do Paraná
Parlamentar afirma que Governo do Estado pretende substituir servidores concursados por trabalhadores terceirizados e alerta para prejuízos à segurança e à qualidade da educação.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) reforça apoio ao fim da escala 6×1 e critica proposta de jornada de sete dias consecutivos
Além do discurso em plenário, a parlamentar protocolou requerimento solicitando o envio de expediente aos senadores da República em apoio à PEC que acaba com a escala 6×1.
Leia mais