Deputada Luciana Rafagnin (PT) pede informações à SEFA sobre arrecadação tributária do leite
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) solicitou à Secretaria Estadual da Fazenda, nesta segunda-feira (13) informações detalhadas sobre os valores da receita tributária da produção leiteira e de seus derivados arrecadados nos últimos cinco anos. A parlamentar quer dados oficiais para trabalhar políticas públicas permanentes em defesa dos produtores paranaenses, especialmente os da agricultura familiar, afetados pela crise na cadeia produtiva do leite.
“Muitos agricultores têm abandonado a atividade diária pela falta de incentivos e pelas dificuldades em produzir de forma economicamente viável. Eles precisam da ajuda do poder público”, afirma Luciana Rafagnin.
O Paraná é destaque nacional da produção de leite, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) é o terceiro maior produtor de leite do Brasil com 3,9 bilhões de litros por ano e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado.
O leite também é o quarto produto que mais gera renda no campo paranaense, ficando atrás da soja, carne de frango e milho. Contudo, o setor enfrenta fortes dificuldades, inclusive com concorrência desleal a partir da importação do produto.
“O momento é grave, precisamos mais do que nunca buscar uma solução definitiva para o setor leiteiro”, conclui Luciana Rafagnin.
Notícias Relacionadas
Em apenas um mês, Lei proposta pelo deputado Luis Corti (PSB) derruba pela metade a importação de leite em pó no Paraná
Leia mais
Paraná sanciona lei que proíbe a reidratação do leite em pó importado na indústria
A medida aprovada na Assembleia Legislativa representa uma vitória histórica para os produtores de leite paranaenses.
Leia mais
Seguindo exemplo do Paraná, proibição da reidratação do leite em pó importado na indústria pode virar lei federal
Leia mais
Produtores de leite do Paraná discutem na Assembleia Legislativa soluções para estancar crise histórica
Audiência pública organizada pelo deputado Alexandre Curi (PSD) aponta problemas provocados pela importação do leite em pó e pelos contrabandos.
Leia mais