A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a instalação de radares de velocidade no km 14 da BR-163, no trecho entre os municípios de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste. A medida busca aumentar a segurança no local que tem registrado inúmeros acidentes graves.
A BR-163, que liga os dois municípios, é alvo constante de cobranças de moradores que relatam a ocorrência frequente de acidentes, muitos deles com vítimas fatais. " O trecho, de pista simples, precisa urgente de melhor sinalização e de redutores de velocidade".
Em resposta às demandas da comunidade, a deputada encaminhou, em 13 de outubro, requerimento ao DNIT solicitando a instalação de redutores de velocidade e a duplicação da via. Desde então, foram realizadas reuniões com o órgão: a primeira em 21 de outubro, na sede do DNIT em Curitiba, e a segunda no dia 11 de dezembro, na unidade de Pato Branco.
Além disso, Luciana solicitou cópia dos estudos técnicos do trecho, o que resultou na abertura do processo nº 50609.003511/2025-79, que ainda está pendente de resposta.
Na última semana, duas pessoas morreram em um grave acidente registrado entre Barracão e Bom Jesus do Sul. Diante da persistência dos problemas e da gravidade da situação, a deputada reiterou ao DNIT a necessidade imediata de instalação de radares de velocidade no trecho, como medida essencial para reduzir acidentes e preservar vidas.