Deputada Luciana Rafagnin (PT) representa Assembleia na VI Conferência Estadual da Segurança Alimentar, em Foz do Iguaçu

07/11/2023 16h50 | por Assessoria Parlamentar

"Nessa conferência vamos debater políticas públicas para fortalecer a agricultura sustentável e retomar o olhar social para que nenhum brasileiro mais passe fome”, afirma Luciana.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A coordenadora da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, deputada Luciana Rafagnin (PT), representará a Assembleia Legislativa na abertura da VI Conferência Estadual da Segurança Alimentar que acontece nesta terça-feira (7), em Foz do Iguaçu.

Com o tema "Comida de verdade, democracia e equidade: Erradicar a fome e garantir direitos", a conferência vai propor reflexão e diálogo sobre a importância da segurança alimentar e nutricional como um direito básico de todos os cidadãos.

"O país passa por um momento de reconstrução de políticas públicas, reconstrução de estratégias de combate à fome, de valorização da agricultura familiar, de fortalecimento da agroecologia.  Nos últimos 3 anos houve um desmonte de ações, cortes orçamentários e a insegurança alimentar atingiu 60% da população brasileira.  Nessa conferência vamos debater políticas públicas para fortalecer a agricultura sustentável e retomar o olhar social para que nenhum brasileiro mais passe fome”, afirma Luciana.

As propostas debatidas e aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional em dezembro, em Brasília. Neste ano, pela primeira vez, os 399 municípios paranaenses realizaram conferências municipais e, na sequência, foram realizadas 22 conferências regionais. São esperados 500 representantes entre delegados de todas as regiões do Estado (agricultores familiares, gestores públicos municipais e estaduais) e convidados, representantes do governo federal, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), entre outros.

O evento acontece no Rafain Palace Hotel & Convention, e envolve mesas-redondas, debates e grupos de trabalho, e se estende até a próxima quinta-feira (09).