Deputada Luciana Rafagnin sai em defesa do Cedraf
Por meio de um requerimento, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco de Apoio à Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitou ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) que reedite e publique novamente o decreto estadual 272/2007, que trata da instituição e da definição de atribuições do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf), em funcionamento desde 2003 no Paraná, com a participação de diversas entidades, organismos e organizações representativas ou gestoras de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no estado.
Recentemente, o Governo do Estado extinguiu o Cedraf, causando espanto e indignação nesse segmento produtivo. No expediente que enviou ao governador, a deputada Luciana lembra que o Conselho é de grande importância para a formulação, implantação e fiscalização das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, inclusive por exercer a coordenação e garantir a efetivação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, aqui no Paraná. Este programa compreende uma política de crédito e de incentivos para a viabilidade do setor.
"Tendo em vista a importância da participação social na tomada de decisões sobre as políticas públicas para a agricultura familiar, bem como a importância da própria agricultura familiar e camponesa para a economia do estado, faz-se necessário que o Governo do Estado reedite e republique esse decreto, a fim de que o Cedraf volte a existir e exerça suas funções no âmbito do controle social e da democracia", disse Luciana.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) solicita dados sobre segurança pública e impactos da ampliação da Penitenciária de Francisco Beltrão
O pedido busca garantir mais transparência e acesso a informações técnicas que possam subsidiar o debate público sobre o projeto de expansão da unidade prisional.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) questiona SESA sobre contratação temporária e cobra nomeação de aprovados em concurso
No requerimento, a deputada solicita que a Secretaria esclareça a finalidade da contratação temporária, apresente a justificativa para sua realização diante da existência de um concurso vigente e informe o cronograma previsto para a nomeação dos candidatos aprovados.
Leia mais"Agepar destina R$ 3,9 bilhões dos precatórios da Sanepar aos consumidores", destaca deputada Luciana Rafagnin (PT)
Valor de precatório da União será aplicado integralmente na redução das tarifas de água e esgoto; companhia já anunciou recurso.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia mais