Deputada Márcia Huçulak (PSD) debate saúde e enfermagem em três cidades paranaenses

17/05/2023 16h39 | por Assessoria Parlamentar

Em Ponta Grossa, Márcia participou nesta quarta-feira (17/05) de encontro promovido pelo Colegiado de Enfermagem local.Créditos: Simone Muniz/Gabinete Márcia Huçulak

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) participa esta semana de uma série de palestras e debates relacionados à Semana da Enfermagem (12 a 20 de maio). Ela vai abordar questões de saúde e também, mais especificamente, da profissão de enfermagem em encontros em Ponta Grossa, Bandeirantes e Cornélio Procópio.

No início da semana, Márcia participou da 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, realizada em Curitiba, quando tratou da necessidade de mudanças no financiamento do sistema de saúde. O evento é preparatório da Conferência Nacional de Saúde que ocorrerá em julho, em Brasília.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, Márcia participou nesta quarta-feira (17/05) de encontro promovido pelo Colegiado de Enfermagem local, em que abordou os desafios da saúde neste período pós-pandemia, o que inclui as acentuadas mudanças nos sistemas de saúde, a integração da assistência e vigilância em saúde, entre outros tópicos.

“O vírus da Covid-19 reconfigurou o mundo em vários aspectos, em especial nas relações, nas organizações e, em especial, no setor saúde”, avalia a ex-secretária de saúde.

Bandeirantes

Em Bandeirantes ela participa nesta quinta (18) do III Congresso Nacional de Enfermagem, cujo tema são as perspectivas para a profissão.

Márcia destaca a importância desse debate, já que profissionais de enfermagem são 60% do contingente que atua na saúde. Essa atuação ocorre de maneira ampla, nas mais diversas funções: da classificação de risco, orientações da administração hospitalar, direção e chefia de serviços até a auditoria de serviços de saúde; da regulação assistencial e enfermagem forense ao ensino e pesquisa; dos cuidados por teleatendimento, com a realização de triagem aos encaminhamentos.

Cornélio Procópio

Em Cornélio, a deputada participa das atividades do Coren Itinerante – ação do Conselho Regional de Enfermagem. Ela fará palestra também sobre as perspectivas da profissão.