Deputada Márcia Huçulak (PSD) defende maior integração da Educação Física com a Saúde Alinhamento maior permite desenvolver mais ações de prevenção, melhorando a qualidade de vida da população.

04/05/2023 16h33 | por Assessoria Parlamentar

Márcia Huçulak e o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Gustavo Chaves Brandão: alinhamento.Créditos: Simone Muniz/Gabinete Márcia Huçulak

Em reunião nesta quinta-feira (4) com o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Gustavo Chaves Brandão, a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) debateu formas de promover maior integração da área com a saúde pública.

De acordo com a deputada, um alinhamento mais estreito entre os setores, que são complementares entre si, tem grande potencial de promover mais qualidade de vida para a população.

Exercício físico regular e bem orientado ajuda a prevenir uma série de doenças, ajuda a reduzir a mortalidade precoce, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde mental, por exemplo.

Esse tipo de abordagem da saúde é uma das bandeiras pelas quais Márcia vem trabalhando. Ela permite que se ajuste o foco da saúde, investindo na prevenção de doenças ao invés de apenas tratar o paciente quando o problema já apareceu – o que, obviamente, precisa continuar a ser feito com eficiência.

“Há ganhos para todos: a qualidade de vida das pessoas melhora e o sistema de saúde ganha em efetividade e boa aplicação de recursos”, diz Márcia, que é ex-secretária de Saúde de Curitiba.

Educador físico

Em 2020, a categoria foi reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) como “Profissional de Educação Física na Saúde”, o que permite que os educadores físicos passem a fazer parte, formalmente, das equipes interdisciplinares dos Programas de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros benefícios.

A medida consolida a atuação dos profissionais e precisa ser regulamentada pelos estados.

Para Chaves Brandão, o envolvimento de Márcia na causa da integração das áreas faz o movimento ganhar força. “A deputada é uma grande defensora da promoção à saúde por meios de adoção de hábitos saudáveis”, disse.

Importância

A importância das atividades físicas regulares está na pauta atual da gestão pública de Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, lançou o Plano de Ação Global para Atividade Física 2021-2030. O objetivo é aumentar em 15% o nível de atividades físicas, além de promover inclusão e diminuir desigualdade de gênero.

“Há um movimento amplo neste sentido que precisa ser incorporado aos municípios”, diz Márcia.

Como secretária de saúde, ela implementou em Curitiba programas como o Escute seu Coração, que investe na prevenção e atenção à saúde.

Palestra

Brandão convidou a deputada a participar como palestrante do lançamento este mês do projeto Talento Esportivo Curitibano, promovido pelo conselho, prefeitura de Curitiba e Sindiclubes.