Deputada Márcia Huçulak (PSD) destaca importância da OMS e do Dia Mundial da Saúde

10/04/2023 17h45 | por Assessoria Parlamentar

A data é celebrada no dia 07 de abril e marcou também os 75 anos de existência da OMS.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A importância do Dia Mundial da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi destacada nesta segunda-feira (10) pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná.

“A instituição desempenha um papel importantíssimo na coordenação de esforços globais para enfrentar desafios de saúde pública, incluindo epidemias, doenças crônicas e emergências de saúde pública”, disse Márcia, citando a recente pandemia de covid-19 como exemplo claro desse trabalho.

Baseadas na ciência, as ações e diretrizes emanadas da organização costumam ser seguidas por governos, tendo, portanto, impacto direto nas cidades.

“Fica aqui nosso reconhecimento pelo trabalho criterioso da OMS nessas mais de sete décadas, e — ainda mais importante — a motivação para enfrentar os desafios que a saúde nos impõe para o futuro próximo”, afirmou.

Tema relevante

O tema do Dia Mundial da Saúde neste ano é “Saúde para Todos”, pelo qual a OMS defende o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como forma de criar sistemas mais resilientes – ou seja, mais aptos a se adaptar a mudanças.

“É uma das diretrizes que precisamos seguir com mais empenho”, destacou a deputada. “Estamos falando, por exemplo, em controlar o peso, ter uma alimentação saudável, fazer o acompanhamento médico regular ao no lugar de termos de fazer uma cirurgia de emergência no coração de uma pessoa que nunca se cuidou e nunca foi cuidada da forma como poderia”.

De acordo com a OMS, a Atenção Primária pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo de toda sua vida, por meio de um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde e prevenção até o controle de doenças crônicas e cuidados paliativos.

Ex-secretária de Saúde de Curitiba, Márcia lembrou que a capital já desenvolve uma série de programas de promoção da saúde, como o Escute seu Coração, o Mãe Curitibana, a Saúde Bucal, entre outros.

“Podemos e precisamos fazer mais”, afirmou.

Vacina

A deputada ainda lembrou o início da campanha de vacinação contra a influenza (gripo), que começou nesta segunda-feira.  Ela conclamou as pessoas a comparecerem aos postos de saúde para se imunizar.

Curitiba, por exemplo, está com horários estendidos em algumas unidades de saúde para atender a população.