Deputada Márcia Huçulak (PSD) encaminha Ambulância e VIR (veículo de intervenção rápida) para Samu de Curitiba

24/07/2023 10h51 | por Assessoria Parlamentar

Ao lado do prefeito Rafael Greca, da secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, e do diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), César Neves, Márcia destacou a importância de bons equipamentos para a qualidade do serviço, que atende muito casos que podem significar vida ou morte.Créditos: Ricardo Marajó/SMCS

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) participou na última sexta-feira (21) da entrega de dois veículos para atendimentos do Samu (Serviço de Atendimentos Móvel de Urgência) em Curitiba.

A deputada foi responsável pela interlocução entre o Governo do Estado e a Prefeitura da capital que resultou no repasse de uma ambulância e de um veículo de intervenção rápida (VIR).

“O Samu em Curitiba recebe mais de 1.200 atendimentos e faz cerca de 200 deslocamentos por dia”, afirmou ela, dando a dimensão do serviço na capital.

Márcia agradeceu o governador Ratinho Jr. pela transferência dos veículos.

Somando-se ao tradicional e indispensável serviço operado pelas ambulâncias, o VIR permite mais celeridade ao serviço, já que consegue ter mais fluidez no trânsito, levando médico e equipamentos mais rapidamente ao ponto de atendimento das ocorrências de urgência.

De acordo com a deputada, o trabalho pela qualidade e ampliação dos serviços de saúde precisa ser permanente. “Quando fui secretária de saúde de Curitiba, conseguimos renovar 100% da frota de ambulâncias do Samu”, lembrou. “Como deputada, continuo a trabalhar para trazer cada vez mais investimentos para a saúde de Curitiba e do Paraná.”

Atualmente, a frota da capital conta com 30 ambulâncias.

Serviço

O Samu faz atendimento 24h, todos os dias. Os chamados são encaminhados pelo telefone 192.

O atendimento de emergência inclui situações como dores repentinas no peito, intoxicação, desmaios, hemorragias, convulsões, entre outras.