Deputada responsabiliza presidente pelas mortes por Covid-19 no Brasil
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) criticou nesta quarta-feira (24), durante seu pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, a postura do presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia do novo coronavírus e atribuiu responsabilidade direta a ele pelas mais de 52 mil mortes no país até o momento.
A deputada paranaense lembrou que o país teve tempo de se preparar para a chegada da pandemia, à medida em que via os efeitos da doença na China, na Itália, na Alemanha, entre outros países antes de chegar ao Brasil, e não o fez. "O desprezo e o despreparo do presidente Jair Bolsonaro fizeram com que o Brasil chegasse a esses números de contaminações e a esses óbitos", disse Luciana. "Ele subestimou o novo coronavírus e, mais do que isso, deu mau exemplo, estimulando as pessoas a saírem às ruas sem precauções, sem máscaras, sem os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença", acrescentou.
Voltando sua atenção à realidade do Paraná, que viu o número de casos triplicar em um mês, a deputada Luciana também fez um apelo ao governo de Carlos Massa Ratinho Júnior para que invista mais no combate à Covid-19. "É preciso otimizar leitos, disponibilizar mais UTIs para atendimento à população paranaense e isso é urgente", disse. "O governo também precisa ser efetivo em dar condições para que as pessoas que não têm a necessidade de sair, possam ficar em casa, possam se cuidar. Para evitar um mal maior que o desse cenário que estamos vendo hoje no Brasil", completou.
De acordo com o último balanço divulgado da pandemia no Brasil, passam de 1,15 milhão de casos confirmados da Covid-19 e já foram registradas oficialmente 52.771 mortes, 1.374 apenas nas últimas 24 horas. No Paraná, são 15.853 pessoas infectadas e quase 500 mortes (498), sendo 29 em um único dia.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) solicita dados sobre segurança pública e impactos da ampliação da Penitenciária de Francisco Beltrão
O pedido busca garantir mais transparência e acesso a informações técnicas que possam subsidiar o debate público sobre o projeto de expansão da unidade prisional.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) questiona SESA sobre contratação temporária e cobra nomeação de aprovados em concurso
No requerimento, a deputada solicita que a Secretaria esclareça a finalidade da contratação temporária, apresente a justificativa para sua realização diante da existência de um concurso vigente e informe o cronograma previsto para a nomeação dos candidatos aprovados.
Leia mais"Agepar destina R$ 3,9 bilhões dos precatórios da Sanepar aos consumidores", destaca deputada Luciana Rafagnin (PT)
Valor de precatório da União será aplicado integralmente na redução das tarifas de água e esgoto; companhia já anunciou recurso.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia mais