NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputadas Falam Sobre Exploração Sexual Infanto-juvenil
18h53
por Flávia Prazeres
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP 18/05/2005
2 min de leitura
893 visualizações
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 18/05/05Jornalista: Flávia PrazeresDEPUTADAS FALAM SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL Nesta quarta-feira (18), as deputadas Arlete Caramês (PPS) e Elza Correia (PMDB) falaram na tribuna sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, comemorado hoje em todo país. Em seu discurso, Arlete falou sobre a criação na Assembléia Legislativa de uma Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente. A Comissão formada de sete membros está elaborando um Plano de Trabalho, que irá propor a realização de audiências públicas e debates a respeito do tema. Além disso, irá propor leis que impeçam o abuso e a exploração sexual de menores. A deputada citou ainda as ações desenvolvidas para o combate desta prática de violência contra crianças, como a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a erradicação do trabalho infantil, o estímulo do ingresso destes menores à escola, dentre outras atividades. Hoje o Paraná conta com 155 Comarcas de apoio ao menor, embora apenas 31 tenham número suficiente de profissionais para o funcionamento destes Conselhos Tutelares. A presidente da Comissão na Assembléia Legislativa, deputada Cida Borghetti encaminhou requerimento ao Presidente do Tribunal de Justiça solicitando contratação de profissionais para todas as Comarcas. A vice-presidente da Comissão também discursou e disse que a data é para reavivar a memória das pessoas sobre um problema mundial, que coloca o Brasil em 2º lugar da América Latina. “As questões relacionadas às crianças e jovens não se resolvem apenas com leis e estatutos”, afirmou a deputada. Segundo a deputada de cada 10 crianças, seis serão vítimas de violência sexual, antes de completar seis anos. Elza assinalou ainda que 35% destes abusos estão relacionados ao uso de drogas e consumo de bebidas alcoólicas, e que 30% a 35% dos agressores foram vítimas de maus tratos em sua infância. “Outro número alarmante desta estatística é que 80% das crianças que se prostituem foram vítimas de violência dentro de sua casa, e mais da metade são mulheres” ressaltou. Em seu discurso a parlamentar falou que o governo do Estado tem apresentado programas para combater este problema, citou o Programa Sentinela e a erradicação do trabalho infantil.
Notícias Relacionadas
12:09
Prestação de contas da Sesa na Assembleia tem como destaques a execução dos restos a pagar e a queda da mortalidade materna
Relatório do segundo quadrimestre de 2026 também aponta diminuição das filas por cirurgias eletivas, consultas e exames especializados.
Leia mais
09:49
Deputado Professor Lemos (PT) questiona volume de benefícios fiscais do Poder Executivo e defende mais investimentos em áreas essenciais
Parlamentar afirma que os incentivos tributários devem priorizar setores que precisam de apoio e gerar empregos, e pede debate no Legislativo sobre a peça orçamentária de 2027.
Leia mais
18:46
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:46
Deputado Goura (PDT) participa da apresentação do novo protocolo da PMPR para ocorrências em templos e cultos religiosos
Parlamentar destaca respeito à fé e articulação com Defensoria, Ministério Público e lideranças de matriz africana.
Leia mais