Deputado Anibelli Neto (MDB) propõe inclusão do Dia de Memória às Vítimas do Holodomor no Calendário Oficial do Paraná

21/11/2023 12h49 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Anibelli Neto ressalta a alta significação do Holodomor, reconhecida em decreto presidencial de 2007 e pela comunidade internacional e ucraniana.

O deputado Anibelli Neto ressalta a alta significação do Holodomor, reconhecida em decreto presidencial de 2007 e pela comunidade internacional e ucraniana.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Anibelli Neto ressalta a alta significação do Holodomor, reconhecida em decreto presidencial de 2007 e pela comunidade internacional e ucraniana.

O deputado Estadual Anibelli Neto (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 938/2023, que propõe a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná do "Dia de Memória às Vítimas do Holodomor Ucraniano". O projeto prevê que essa data seja reverenciada anualmente no quarto sábado do mês de novembro.

O Holodomor, que significa "extermínio pela fome" em ucraniano, refere-se ao período de fome criada nos anos de 1932-1933, durante o regime de Josef Stalin na União Soviética. O projeto reconhece esse evento como genocídio contra o povo ucraniano, destacando a coletivização forçada que levou à morte de milhões de ucranianos pela fome artificial.

A justificativa do projeto ressalta a importância de reconhecer o Holodomor como genocídio, citando a aprovação de uma Moção de Reconhecimento em 2007 pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, de autoria do Deputado Felipe Lucas. O texto destaca ainda a relevância do direito à memória como um dos direitos humanos fundamentais reconhecidos internacionalmente.

A proposição destaca que o Holodomor já foi reconhecido como genocídio por mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Argentina, Colômbia, Paraguai, Peru e Equador, além do Brasil e Portugal. O projeto destaca a importância de trazer à tona a história do Holodomor para promover o respeito pelos direitos humanos e evitar catástrofes similares no futuro.

O texto do projeto também menciona o Memorial Ucraniano em Curitiba, no Parque Tanguá, onde foi instalado um Monumento ao Holodomor em 2009. Além disso, destaca a participação da comunidade ucraniana no Brasil em eventos internacionais de recordação ao Holodomor.

O deputado Anibelli Neto ressalta a alta significação do Holodomor, reconhecida em decreto presidencial de 2007 e pela comunidade internacional e ucraniana. Ele destaca que o Paraná abriga a maior comunidade ucraniana da América Latina, com cerca de 500 mil pessoas, sendo 70 mil em Curitiba e 39 mil em Prudentópolis.

Os descendentes de ucranianos no Brasil, que constituem uma comunidade de mais de 500 mil pessoas, estão principalmente no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Brasília, Minas Gerais e outros estados.

A comunidade ucraniana no Brasil é organizada civil e religiosamente, destacando-se a Representação Central Ucraniano-Brasileira, que congrega diversas entidades. A Igreja Greco Católica Ucraniana e a Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil também desempenham papéis fundamentais na preservação da cultura e tradições ucranianas no país.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação