Deputado apresenta projeto que autoriza parcerias público-privadas em presídios

07/11/2016 17h38 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.

Deputado Tião Medeiros (PTB) com o secretário de Estado de Segurança Pública Wagner Mesquita.Créditos: Thiago Alonso

O deputado Tião Medeiros (PTB) reuniu-se nesta segunda-feira (7) com o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, para apresentar o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a mudar o modelo de gestão dos estabelecimentos prisionais do Paraná. Proposto por Medeiros e pelo deputado André Bueno (PSBD), o projeto permite ao governo firmar contrato de parceria público-privada nos presídios estaduais.

Pela proposta, o controle e monitoramento das atividades internas e a responsabilidade pela segurança externa dos presídios continuará a cargo do Estado. Já as demais atividades passariam a ser de responsabilidade do gestor privado. “Apresentamos o projeto por perceber que o Estado encontra dificuldades para administrar o sistema prisional. Por isso, parcerias público-privadas aparecem como uma das soluções viáveis para o problema. A introdução de técnicas de gestão empresarial no sistema penitenciário permitiria reduzir gastos, melhorar a qualidade dos serviços e criar condições para a reabilitação dos presos por meio do trabalho”, afirmou Tião Medeiros. O secretário de Segurança Pública avaliou a proposta e disse que o projeto pode auxiliar a Secretaria na gestão do sistema prisional.

Paranavaí – O deputado também reforçou o pedido de instalação de uma divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) no município de Paranavaí, solicitação feita por Medeiros em junho deste ano. Wagner Mesquita disse que a instalação depende da contratação de novos polícias. “Estamos dando uma atenção especial para isto”, informou o secretário. “Paranavaí tem todas as condições técnicas para receber uma unidade do Denarc, principalmente por atender à municípios da região de fronteira”, disse Tião Medeiros.

O prefeito de Nova Londrina, Dornelis José Chiodelli, e o prefeito eleito do município, Otavio Henrique Grendene Bono, o Vico, também participaram do encontro. De acordo com o secretário, o município deve receber em breve viaturas da Polícia Militar.