Deputado Artagão Junior (pmdb)

11/08/2009 10h24 | por Edson Calixto Junior / 41 3253-0005 - 8411-2799 / artagaojuniorimprensa@gmail.com
Projeto será implementado no município a pedido do deputado Artagão Junior O deputado Artagão Junior fez a solicitação e o governador Roberto Requião prontamente aceitou. O município de Pitanga vai receber nas próximas semanas o projeto Biblioteca Cidadã, uma iniciativa do Governo do Estado que reúne cultura, tecnologia e concentra, no mesmo espaço, um acervo inicial de 2 mil livros e um telecentro, com cinco computadores com acesso à rede mundial de computadores, além de salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O acervo de 2 mil livros, selecionado para as comunidades, inclui obras de grandes autores da literatura nacional e internacional. A licitação para a obra vai acontecer nos dias 1º e 2 de setembro, através da Secretaria de Obras Públicas.Para o deputado Artagão Junior, ao atender ao pedido, o Governo do Estado mostra, mais uma vez, sua preocupação com o desenvolvimento social e cultural de Pitanga. “A Biblioteca Cidadã é um projeto extraordinário do Governo, que se soma a muitas outras iniciativas que vêm proporcionando a milhares de paranaenses a inclusão social e digital e a formação de cidadãos para um futuro próximo”, afirmou.O prefeito de Pitanga, Altair Zampier, é um entusiasta do projeto. Foi ele quem fez o primeiro contato com o parlamentar para que a cidade fosse incluída no cronograma do Governo Estadual. “Sabemos da importância de um projeto como esse, que certamente vai dar um salto de qualidade não apenas na educação e na cultura, como também no desenvolvimento social de Pitanga”, explicou. O projeto arquitetônico das Bibliotecas Cidadãs foi elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura. Cada unidade será construída em módulos, o que possibilita uma futura ampliação. As construções, num prédio de 180 metros quadrados, vão ser de responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas. Para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal), o orçamento é de aproximadamente R$ 312 mil. Além do mobiliário necessário, os prédios são equipados com computadores com acesso à internet, televisão, aparelhos de vídeo e de DVD.Contrapartida – Para a execução do projeto, cada prefeitura deverá fornecer o terreno e, posteriormente, dar nome à sua biblioteca. O projeto Biblioteca Cidadã prevê ainda o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno, de acordo com o espaço disponível. Com a intenção de prestigiar ainda mais a população, cada biblioteca terá um painel na parede externa para que um artista da região retrate os símbolos locais.