Deputado Artagão Junior (pmdb)

29/04/2009 14h52 | por Edson Junior / (41) 8411-2799
Proposta visa agilizar processos nos dois municípios, além de desafogar a Comarca de GuarapuavaO município de Candói, na região da Cantuquiriguaçu, pode ganhar uma comarca própria. Ao menos, essa é a intenção das principais lideranças da região. Na tarde desta segunda-feira (27), em Curitiba, os prefeitos de Candói (Elias Farah) e Foz do Jordão (Anildo Alves), se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Carlos Augusto Hoffmann. Na oportunidade, o deputado Artagão Junior, representante dos municípios na Assembleia Legislativa, explicou ao presidente do TJ a importância da iniciativa. O parlamentar considera vital a criação da nova comarca. Segundo ele, “o cidadão que precisa recorrer à tutela do Estado, precisa se deslocar até outro município em busca do Poder Judiciário. Com a elevação à comarca de entrância inicial, cidadãos de Candói e Foz do Jordão poderão ver seus direitos satisfeitos com deslocamento mínimo, além de desafogar a Comarca de Guarapuava”, destacou. De acordo com o Tribunal de Justiça, o projeto original prevê a transferência das jurisdições de Candói e Foz do Jordão para a Comarca de Cantagalo. Com o pleito dos municípios, a expectativa é de que o projeto seja reformulado. Para agilizar a proposta, o prefeito de Candói, Elias Farah, ofereceu um local de propriedade da prefeitura para abrigar a nova comarca. O Desembargador Carlos Hoffmann disse que o pleito é legítimo e recebeu de bom grado o projeto. O pedido foi encaminhado à coordenação judiciária para estudo técnico e análise da viabilidade da proposta. Além dos prefeitos Elias Farah e Anildo Alves e do deputado Artagão Junior, participaram da reunião, vereadores, representantes da OAB, dirigentes sindicais e empresários dos dois municípios.