Deputado assina o Manifesto pela Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

09/04/2021 13h25 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Goura (PDT) durante participação da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas.Créditos: Reprodução

O deputado estadual Goura (PDT) assinou o “Manifesto pela Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas” divulgado, nesta quinta-feira (8), no ato virtual promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDPI) em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e com o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia.

O evento fez parte da programação do Abril Indígena – 17º Acampamento Terra Livre (ATL 2021) organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que tem como tema “Nossa luta ainda é pela vida. Não é apenas um vírus”.

Com muita honra - “Assinamos o Manifesto pela Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas com muita honra”, disse Goura, durante a sua fala na transmissão ao vivo nas redes sociais da Apib. No início, ele declarou estar muito emocionado com o ato.

“Estou emocionado desde que comecei a acompanhar essa manifestação. É uma honra representar a Assembleia Legislativa do Paraná e a nossa Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais neste encontro”, agradeceu Goura.

Em seguida, o deputado lembrou que está acontecendo a “1ª Semana Ângelo Kretã” como parte da programação do ATL 2021. “Este guerreiro que foi assassinado, no início dos anos 80, justamente pela sua defesa dos direitos dos povos indígenas. Nós aprovamos no ano passado a lei que institui a semana e nós estamos, então, fortalecendo toda luta dos povos indígenas no Paraná”, disse.

“Estou me solidarizando com a situação que os povos indígenas passam em todo o Brasil neste momento. Temos um presidente contra a vida, que representa a necropolítica. Por isso, nós que defendemos a saúde, a Constituição, que defendemos a vida, temos que nos unir à luta de vocês”, disse Goura à deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR), que conduziu o evento.

Todas as lutas integradas - Goura também falou aos participantes que todas as lutas estão integradas. “A luta ambiental, a luta pela reforma urbana, a luta pela saúde e contra o racismo e preconceito são lutas de todos nós. Temos que ter esta consciência para que o Brasil saia desse processo tão doloroso e difícil que a gente está passando. Obrigado”, concluiu ele.

A deputada federal Joenia Wapichana, coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, agradeceu a participação do deputado Goura e disse que o seu apoio à luta dos povos indígenas é importante. “São muitas as demandas na Região Sul feitas pelos Guarani, Kaingang, Xetá, Xokleng e outros povos, que têm feito uma resistência muito grande. Seu apoio é imprescindível”, afirmou ela.

Conheça a Frente Parlamentar - A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas é um espaço de diálogo, debates, proposições e deliberações sobre as questões indígenas no Congresso Nacional. É composta por 237 membros, sendo 210 Deputados e 27 Senadores, além de ter a participação das organizações indígenas e da sociedade civil. Foi lançada no dia 4 de abril de 2019.