NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Chico Noroeste (pr)
15h58
por Assessoria de Imprensa: 41 3350-4092 - 4291 / lissandradquadros@yahoo.com.br / chiconoroeste@alep.pr.gov.br / www.chiconoroeste.com.br
3 min de leitura
449 visualizações
O deputado estadual Chico Noroeste (PR) cumprimentou nesta quarta-feira (10) o governador Roberto Requião pela assinatura de contrato com a Caixa Econômica Federal que prevêem investimentos de R$ 20,3 milhões para execução de obras de saneamento básico e de ampliação do abastecimento de água para Foz do Iguaçu. Os recursos são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e as obras serão executadas pela Sanepar.“São obras importantes porque abastecem 100% Foz do Iguaçu com água tratada e amplia para 75% o atendimento com o esgoto coletado e tratado. Esses percentuais são de cidades de primeiro mundo e nos deixa muito feliz por ter Foz na lista de prioridade das obras de água e esgoto executados pela Sanepar através do PAC”, disse Chico Noroeste.SAÚDE - Pelo contrato assinado entre Requião, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob e o superintendente da Caixa Econômica Federal, Jorge Kalache Filho, Foz vai receber R$ 13.105.200,00 para projetos, obras de implantação ou ampliação do sistema de esgoto sanitário e outros R$ 7.241.560,00 para projetos e obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água.O deputado Chico Noroeste explica que água e esgoto tratados são vacinas de saúde. A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças como diarréia infecciosa e desidratação. O acesso à água limpa e ao esgoto reduz em pelo menos um quinto a mortalidade infantil. “Essas obras vão representar mais saúde, menos mortalidade infantil, menos filas nos postos de saúde e maior qualidade de vida para a população de Foz do Iguaçu”, disse.OBRAS – As obras de esgoto que serão executadas em Foz do Iguaçu vão atender com rede coletora e de ligação os bairros Jardim Eliza, Vila Adriana, Vila C, Jardim São Sebastião, Jardim Itaipu e outras complementações na região de Três Lagoas e do Porto Meira. “Vamos pular de 69% do esgoto coletado para 75%, já que todo esgoto coletado é tratado pelas seis estações construídas nos últimos anos. Serão mais de 20 mil moradores atendidos”, disse Chico Noroeste.Desses recursos, R$ 2,5 milhões serão usados na construção de emissários das estações de tratamento que serão “afogados” no rio Paraná. “Vai resolver dois problemas, o de eliminar os efluentes restantes das estações no rio Boicy ao Rio Paraná e ainda acabar com o mau cheiro”, pondera Chico Noroeste.ÁGUA - Já os R$ 7,2 milhões para tratamento da água serão usados para otimizar a distribuição da água. Serão feitas melhorias na estação de tratamento da Vila C, construídos novo reservatório de água na Vila Yolanda e anéis de distribuição em toda a cidade.“Os projetos estão prontos e agora com a assinatura dos contratos serão formalizados os editais de licitação. Assim que licitadas, as obras terão um prazo de 180 a 360 dias para execução. Espero que as obras se iniciem já no primeiro trimestre de 2009”, estima o deputado Chico Noroeste.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais