Deputado Cleiton Kielse (pmdb)

15/10/2009 13h18 | por Carlos Reiss / (41) 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
Após o pontapé inicial dado publicamente pelo governador Roberto Requião para o início da elaboração do projeto de duplicação da Rodovia dos Minérios, trecho entre Curitiba e Rio Branco do Sul, o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), mantém a luta para iniciar as obras já em 2010. Na última semana, Kielse reuniu-se com o secretário de Estado de Transportes, Rogério Tizzot, e o coordenador da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Alcidino Pereira. O objetivo era justamente buscar informações sobre o início do processo licitatório ao projeto e responder a uma exigência da própria comunidade do Vale do Ribeira, que tem cobrado a duplicação do trecho. Kielse e a comitiva formada por membros do movimento “Duplicação Já”, liderada pelo prefeito municipal de Rio Branco do Sul, Adel Ruts, recebeu tanto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) quanto da Comec a garantia do trabalho para colocar o projeto ainda neste mês na praça de licitação. “Se não agilizarmos ainda em outubro, teremos atrasos na execução do projeto. A licitação demora pelo menos dois meses, Contratado o projeto, de cinco a seis meses para concluí-lo. Depois, tem a licitação da obra. Apesar de todo o processo burocrático, temos tudo para ter essa duplicação se iniciando ainda em 2010”, apontou o deputado. O secretário de Estado dos Transportes, Rogério Tizzot, destacou que apesar da licitação ser de responsabilidade da Comec, o DER está pronto para colaborar com a elaboração do edital. “Temos experiência na contratação de projetos e para estipular preços. O Tribunal de Contas tem sido rigoroso em relação à mudança de projetos durante a obra. Por isso ele terá que ser bem feito, detalhado, com noção exata dos custos”, apontou o secretário. Segundo dados do DER, cerca de 18 mil veículos transitam diariamente entre Curitiba e Rio Branco do Sul, incluindo mais de três mil caminhões bitrem, deixando a rodovia em completa saturação e suscetível a acidentes com vítimas fatais. Já o coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, ressaltou a presença da delegação expressiva na reunião e assegurou prioridade na elaboração do edital. “Sabemos que a duplicação é urgente e, após a autorização do governador Roberto Requião, já estamos trabalhando. O interesse nesse projeto é público, e o pontapé inicial já foi dado. Estamos nos colocando à disposição para nos cobrar, de peito aberto”, afirmou Alcidino, que reiterou o pedido do vice-governador Orlando Pessuti em priorizar a obra em decorrência da realização da Copa do Mundo em 2014. Segundo o deputado Kielse, a licitação para a elaboração do projeto pode ser encarada como o primeiro passo para uma trajetória vitoriosa para todos os paranaenses que dependem da mobilidade da Rodovia Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, conhecida como Rodovia dos Minérios. “O início das obras ainda está relativamente distante, mas a primeira batalha já foi ganha, A elaboração do projeto é essencial para que o nosso sonho e de todo o Vale do Ribeira seja o mais brevemente concretizado. Continuaremos trabalhando para que os procedimentos licitatórios ocorram o mais rapidamente possível”, afirmou Kielse. Participaram ainda da reunião o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco do Sul, Ariel Ribeiro, os vereadores Marlon Bonfim e José Didi Nalfico, o assessor jurídico da Prefeitura, José Ari Nunes, o secretário de transportes Antonio Carlos de Lara e o ex-vereador Aroldo Bonfim. Do município de Doutor Ulysses, tomaram parte o presidente da Câmara Municipal, Josiel do Carmo, e o vereador Valdeci Corta; além do assessor executivo do prefeito municipal de Cerro Azul, João Nunes, e da assessora do vereador Nenéu Artigas, de Itaperuçu, Karina da Costa.