NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Cleiton Kielse (pmdb)
14h04
por Carlos Reiss / 41 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
3 min de leitura
748 visualizações
A falta de repasses prometidos para a expansão dos atendimentos da APAE de Ibaiti levou o deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB), juntamente com o prefeito municipal Luiz Carlos dos Santos, o Peté, e o presidente da entidade, Cristiano Vieira, a buscar uma solução diretamente com o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin. Em reunião nesta quarta-feira (17) no gabinete do parlamentar, Kielse ressaltou que o problema está em vias de solução, com o parecer positivo do secretário e o aguardo apenas do aspecto técnico e administrativo da decisão. "Estamos caminhando para a resolução e acreditamos que até o dia 30 deste mês, tudo deva estar regularizado", afirmou. O impasse teve início no último mês de agosto, quando, segundo o prefeito Peté, foi necessário aumentar o teto de atendimento do SUS na entidade. "O teto foi aprovado pelo secretário de Saúde, Gilberto Martin, sendo que os recursos repassados à APAE aumentariam de R$ 10,4 mil para R$ 23 mil por mês. A partir de agosto, começou o atendimento dobrado, passando de 744 para 1712 atendimentos no mês e, até hoje, não foi paga essa diferença", explicou o prefeito. Na ocasião, médicos dobraram a carga horária de trabalho e de atendimento, passando de 16 horas de trabalho semanais para 32 horas, a exemplo de fonoaudióloga, terapeuta educacional, psicólogo, neurologista, pediatras e outros especialistas. Segundo o prefeito Peté, trata-se de uma questão de justiça para os profissionais e para as crianças atendidas pela entidade. "Estamos muito tranqüilos e por amor àquelas crianças, que não têm a quem recorrer a não ser ao presidente da entidade, ao prefeito e ao deputado da cidade. Temos a certeza de que o problema será solucionado, por isso sempre contamos com o trabalho do deputado Kielse", destacou Peté. A APAE, localizada no centro de Ibaiti, conta atualmente com a matrícula de 124 alunos que freqüentam a instituição desde a formação Educação Infantil até o Profissionalizante. TRABALHO – O deputado Kielse ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela primeira-dama Fátima Santos quando esta presidia a entidade. "No caso da dona Fátima, conseguiu-se solucionar inúmeros problemas numa parceria direta com a Prefeitura não só como marido da presidente da APAE, mas com uma pessoa extremamente vinculada à área social. Hoje, o atual presidente, que é um brilhante coordenador e mantém o trabalho ímpar da APAE, busca, juntamente com o prefeito, esta parceria contínua com o Governo do Estado do Paraná", ressaltou Kielse. Já o presidente da APAE no município, Cristiano Vieira, destacou o aumento no número de atendimentos e o trabalho pioneiro realizado junto aos pais das crianças portadoras de necessidades especiais. "Tendo um corpo técnico com mais tempo dentro da escola, você pode atender também a família, explicar para o pai e para a mãe como a família deve proceder com esta criança dentro de casa. Se amanhã aparecer mais 20 ou 30 crianças, serão recebidas de portas abertas. Essa é a função da instituição", destacou.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais