NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Cleiton Kielse (pmdb)
10h40
por Carlos Reiss / 41 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
2 min de leitura
287 visualizações
O deputado estadual e vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), anunciou, nesta quarta-feira (10), a liberação de cerca de R$ 4,7 milhões para obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário e de abastecimento de água no município de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Os recursos estão previstos no acordo assinado, na noite da última terça-feira, entre o governador Roberto Requião, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, e o superintendente regional de negócios da Caixa Econômica Federal, Jorge Kalache Filho. Kielse destacou os debates internos do governo estadual sobre a importância de investimentos na área de saneamento básico na Região Metropolitana de Curitiba e a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. "Agradecemos ao empenho do governador Roberto Requião pela busca desses recursos no governo federal e a constante preocupação em executar melhorias de água e esgoto. Estas cidades, com certeza e num breve espaço de tempo, conseguirão evitar enchentes e reduzir no mínimo em 60% a contaminação por esgoto a céu aberto, falta de água potável e sistema de drenagem", ressaltou. Os contratos assinados prevêem, segundo o Governo do Estado, R$ 207 milhões para execuções de obras de saneamento através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Segundo o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, trata-se do maior programa de obras de saneamento básico da história do Estado, com geração de 5.200 empregos diretos e 26 mil indiretos. Além de Bocaiúva do Sul, outros quatro municípios da área norte da Região Metropolitana de Curitiba serão beneficiados com o programa: Tunas do Paraná, Cerro Azul e Adrianópolis, com investimento no sistema de abastecimento de água no valor de R$ 527 mil, R$ 577 mil e R$ 293 mil respectivamente, e Itaperuçu, que ganhará rede de coleta e tratamento de esgoto com investimento de R$ 3,6 milhões. Em Colombo, estão previstos ainda R$ 27,7 milhões para ampliação do sistema de esgoto que liga o município a Curitiba, além de R$ 308 mil voltados à distribuição de água.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais