NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Cleiton Kielse (pmdb)
15h49
por Carlos Reiss / 41 9925-4221 - carlosreiss@gmail.com
3 min de leitura
348 visualizações
O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) e a prefeita reeleita de Juranda, Leila Amadei, reuniram-se, na última semana, com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), Nelson Garcia. Na pauta, a busca de recursos e parcerias para implantação e revitalização de dois programas sociais desenvolvidos pelo governo federal e implantados pelo Governo do Paraná: o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e o Programa Jovem Aprendiz. Segundo Kielse, o ponto alto dos projetos é a busca pela profissionalização dos jovens sob a ótica da necessitade local, combatendo o abandono escolar e o desemprego juvenil. "Esses programas qualificam os jovens de forma a construir uma ponte entre as escolas e o enquadramento no mercado de trabalho. Nós, incluindo aqui a prefeita Leila, temos investido todas as nossas forças para que venhamos a ter empregabilidade total em Juranda. Quem tem emprego, tem cidadania", destacou o deputado. O parlamentar e a prefeira reeleita de Juranda, Leila Amadei, buscaram enquadrar o município nas duas modalidades do programa ProJovem ofertados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social: o ProJovem Trabalhador e Adolescente. O primeiro atende desempregados que sejam alfabetizados e pertençam a famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa, oferecendo 600 horas de qualificação profissional, reforço escolar e bolsa-auxílio no valor de cem reais durante seis meses. O ProJovem Adolescente contribui para o retorno à escola dos jovens que a abandonaram precocemente e visa assegurar proteção social básica às famílias. Já o Programa Jovem Aprendiz é uma ação do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), implantado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que une ensino formal com curso de qualificação. No projeto, jovens podem ser contratados para jornadas de 4, 6 ou 8 horas diárias - dependendo do estabelecido no programa de curso e, no caso do Paraná, recebendo o salário mínimo regional nos casos que não houver determinação expressa de salário diferenciado. Em discurso na Escola de Governo, o secretário Nelson Garcia destacou a importância de todos os programas e a rápida implantação nos municípios paranaenses. "A meta do Governo Federal, assumida com empenho pelo governador Roberto Requião, é reintegrar esses jovens ao processo educacional, promover sua qualificação profissional e assegurar seu desenvolvimento pessoal, garantindo ações de cidadania, esporte, cultura e lazer", explicou. Segundo o secretário, a previsão é que os programas atendam cerca de 26 mil jovens no Paraná até 2009 e ultrapasse a casa de 50 mil em 2010. Desde abril, apenas no ProJovem Adolescente, aproximadamente 12 mil paranaenses, com idade entre 15 a 17 anos, foram retirados de situações de risco social em 120 municípios e participam do projeto.AGENTE JOVEM – O município de Juranda já é exemplo para o Paraná no que diz respeito ao trabalho realizado com os jovens. O Programa Agente Jovem, implantado pela Prefeitura, oferece à parcela juvenil da população do município aulas de dança, artesanato, teatro, meio ambiente, futsal e temas direcionados aos adolescentes que resultaram, em 2008, numa palestra sobre sexualidade, prevenção de doenças e gravidez, e noutra sobre prevenção às drogas. Existe ainda um intercâmbio com os participantes do projeto no município de Boa Esperança, valorizando o programa e intensificando ainda o trabalho social junto aos idosos e às crianças das creches de Juranda e dos Distritos de Rio Verde e Primavera. Foto: SETP
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais