Deputado Cleiton Kielse (pmdb)

06/08/2009 11h20 | por Carlos Reiss / (41) 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), coordenou, na noite da desta quarta-feira (05), a primeira reunião da Comissão composta por deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que vêm trabalhando para garantir a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), trecho entre Curitiba e Rio Branco do Sul. O encontro, realizado na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, contou com a presença de representantes políticos dos cinco municípios do Vale do Ribeira envolvidos diretamente na futura duplicação: Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Cerro Azul e Doutor Ulysses. Kielse, aos lado dos deputados Alexandre Curi e Edson Strapasson, orientou a Comissão para a elaboração de um documento a ser entregue oficialmente ao governador Roberto Requião, demonstrando a necessidade da obra e solicitando que seja dado o pontapé inicial para a licitação e elaboração, até o fim de 2010, do projeto técnico. “No momento, ainda não existe dinheiro em caixa para a execução da obra. Mas existe condição financeira para a conclusão do projeto até dezembro de 2009, que custará em torno de R$ 700 mil”, esclareceu. Segundo o parlamentar, a crise econômica resultou na perda 86% do Cide, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, ao Estado do Paraná. A idéia, de acordo com o deputado Kielse, é garantir a conclusão do projeto até o fim do ano, até as votações para inclusão da obra no orçamento de 2010. “No fim do ano, incluiremos no orçamento através de emenda para que o vice-governador Pessuti, ao assumir o governo em Abril de 2010, possa iniciar as obras ainda antes do processo eleitoral. O importante é mantermos esta união, já que todos nós trabalhamos num consenso, sem vaidades e com um raciocínio único: o de viabilizar a duplicação da Rodovia dos Minérios”, ressaltou. Kielse afirmou que a perspectiva é que já na próxima semana o grupo possa reunir-se com o governador, apresentando os documentos e as atas de reunião da comissão. “Vamos distribuir as atas também aos secretários e deputados, inclusive àqueles que não atuam diretamente na região. Conversei com o secretário Tizzot, que afirmou que, apesar de dificuldades técnicas em alguns trechos, é possível realizar a duplicação”, afirmou. Durante a reunião, o prefeito municipal de Rio Branco do Sul e presidente da Comissão, Adel Ruts, assinou a primeira ata referente o encontro realizado na última sexta-feira (31), na sede da Câmara Municipal. O deputado Alexandre Curi ressaltou a importância de cumprir passo a passo as etapas tanto do processo licitatório quanto de execução das obras. “A antecipação é importante porque a burocracia é muito grande. Queremos trabalhar como aconteceu com a Rodovia da Uva que, quando o governador autorizou os R$ 22 milhões para a execução, o projeto já estava pronto”, destacou. O deputado Edson Strapasson possui a mesma opinião. “Após a elaboração do projeto, tenho a absoluta certeza que o vice-governador Pessuti terá o maior interesse em realizar o pleito desta ordem de serviço. Porém, antes disso, devemos trabalhar política e diplomaticamente. Não se trata de pressão”, reiterou o deputado. O prefeito em exercício de Doutor Ulysses, Josiel do Carmo dos Santos (PMDB), demonstrou a necessidade da duplicação e deixou seu apelo para que a união de todos leve à realização do objetivo comum, que beneficiará diretamente mais de 200 mil paranaenses. “Como exemplo, posso afirmar que nosso ônibus trazendo pacientes à Curitiba sai da cidade diariamente às 3h30 da manhã, retornando por volta das 21h. São mais de três horas para cruzar menos de 100 quilômetros, boa parte deles dentre caminhões de cimento neste trecho da Rodovia dos Minérios”, expôs o prefeito.