Deputado Cleiton Kielse (pmdb)

04/08/2009 16h21 | por Carlos Reiss / 41 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), participou, na noite da última sexta-feira (31), da reunião de formação da Comissão “Duplicação Já”, na sede da Câmara Municipal de Rio Branco do Sul, na região Metropolitana de Curitiba. Kielse, deputados estaduais e representantes políticos de cinco municípios do Vale do Ribeira reuniram-se para tratar da união de esforços para a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), trecho entre Curitiba e Rio Branco do Sul. Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e assessores não apenas de Rio Branco do Sul, como de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Cerro Azul e Doutor Ulysses. Em discurso, Kielse reiterou o compromisso de lutar pela duplicação e destacou a união de esforços de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais pela execução das obras na Rodovia nos Minérios. “Ninguém está atrás de vaidades. Podem ter certeza que vamos fazer esta duplicação, porque agora temos união, e ela vai trazer o efeito que a gente precisa. A coincidência de ter a rodovia o nome do meu pai, em homenagem às suas lutas pela região, me faz mais responsável por ver esta duplicação executada”, destacou o parlamentar. A partir da sanção da Lei nº 15.439/2007, o trecho da Rodovia dos Minérios passou a se chamar oficialmente Rodovia Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva.O deputado ressaltou que tem conversado com o governador Roberto Requião, o vice-governador Orlando Pessuti e outros deputados da bancada governista sobre a importância e a viabilidade econômica da obra. “Independente de votações, todos nós deputados temos responsabilidade perante a região. Tenho questionado pessoalmente até o governador Requião, que executa trabalho brilhante em todo o Vale do Ribeira, que temos um único acesso a Rio Branco do Sul, enquanto Colombo possui cinco. Por que não darmos uma fatia desse investimento à região de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, cidades até mais importantes do que este sentimento que tenho?”, indagou Kielse.O prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Ruts, parabenizou a iniciativa de unir esforços em prol da duplicação da Rodovia dos Minérios, que tem causado centenas de acidentes, muitas vezes fatais, e impedido o crescimento e desenvolvimento de todos os municípios da região. “Hoje, estamos plantando este marco porque todos necessitam da Rodovia dos Minérios. Temos que unir nossas forças políticas. Nossa Rio Branco do Sul não tem crescido por falta de uma rodovia. A gente fica emocionado porque temos perdido pessoas importantes e queridas nesses acidentes mas, junto com o Governo do Estado, vamos vencer esta batalha”, afirmou.Segundo o próprio prefeito Adel Ruts, seria mais fácil e rápido deslocar-se do centro da cidade até o distrito do Assungui, a 33 km do centro da cidade, do que a Curitiba, a 24 km. “São vinte minutos até o Assungui e uma hora ou mais até Curitiba. Agora, estamos unidos para o bem de todos. Vamos ‘pegar quente’ nesse objetivo”, conclamou o prefeito aos presentes na reunião, que apóiam de forma unânime o movimento para a duplicação da Rodovia dos Minérios. “Enquanto não tivermos duplicação, não teremos desenvolvimento”, finalizou.CRÉDITOS – Pouco antes do recesso parlamentar, o deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) já havia proposto, durante discurso em plenário, que parte do pagamento da dívida de R$ 106,7 milhões que o Estado de Alagoas pretende quitar com o Paraná seja utilizada justamente na duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092). Segundo dados colhidos pelo deputado no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), seriam necessários cerca de R$ 20 milhões para a execução total da obra na estrada, onde circulam aproximadamente três mil caminhões diariamente apenas no escoamento de cimento e calcário. Esta solicitação, na ocasião, foi firmada por vários deputados e encaminhada diretamente ao governador Roberto Requião.