NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Cleiton Kielse (pmdb)
12h19
por Carlos Reiss / (41) 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
3 min de leitura
648 visualizações
O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), participou, nesta sexta-feira (24), da reunião que apresentou o Programa “Escolas Municipais” do Governo do Estado a 26 prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba, do Litoral e dos Campos Gerais. O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade), em Curitiba, esclareceu os procedimentos que os municípios interessados deverão seguir para obter os R$ 2 milhões para a construção de cada escola, sendo 70% em repasse de recursos do Tesouro do Estado e 30% via financiamento do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU). Kielse congratulou todos os técnicos do SEDU e o secretário Forte Netto, presente na reunião, chamado pelo parlamentar de “arquiteto dos bons momentos do Estado”. “Nunca um governo ofereceu tantos recursos com projetos tão organizados. Estamos reorganizando o orçamento do Estado, tirando das cidades que possuem orçamento privilegiado para outros que necessitam mais”, apontou o deputado. Estavam presentes na reunião, além do vice-governador Orlando Pessuti, os coordenadores do Paranacidade nas regiões Metropolitana de Curitiba e Litoral, Geraldo Farias, e de Ponta Grossa, Edgard Arruda Filho; a coordenadora de operações do Paranacidade, Karen Campelo; e prefeitos da base política do deputado Kielse, como Adel Ruts, de Rio Branco do Sul; e Jorge Tavares, de Tunas do Paraná. Segundo Kielse e o próprio secretário Forte Netto, os prefeitos terão de ser ágeis se manifestarem interesse pelas escolas, já que terão até a metade do mês de Maio para entregar a documentação de um terreno com 12.600 m², com 140 m de fachada. “Temos que pensar no futuro, com planejamento. Só receberão os recursos de todos os projetos, que variam no total entre R$ 3 milhões e R$ 6 milhões, os prefeitos que estiverem regularizados, com uma pré-organização documental e certidões negativas em mãos”, explicou Kielse. O vice-governador Orlando Pessuti destacou a magnitude das obras e solicitou aos prefeitos agilidade e cautela na escolha do terreno onde serão construídas as escolas municipais. “Os municípios estão recebendo este presente, que muitos não imaginavam. Façam este esforço para escolher o melhor terreno, num lugar vistoso. Tenho convicção em afirmar que quase todos os prefeitos aqui reunidos não tiveram a oportunidade de estudar em uma escola com esta infraestrutura. Eu não tive”, afirmou Pessuti. TÉCNICOS - As licitações serão realizadas através do Sistema de Registro de Preços regionalizado, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 2391/08, que vem sendo utilizado com sucesso pelo Governo do Estado para reduzir o custo de obras e equipamentos. Cada unidade contará com cinco blocos, tendo no máximo 10 salas de aula, biblioteca, sala multiuso, salas para defasagem de ensino e educação especial; além de laboratórios de informática, de ciências, refeitório, vestiário e quadra poliesportiva coberta.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais