Deputado Cleiton Kielse (pmdb)

14/04/2009 14h37 | por Carlos Reiss / 41 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com
O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cleiton Kielse (PMDB), e o governador em exercício Orlando Pessuti inauguraram, nesta segunda-feira (13) em Bocaiúva do Sul, o Colégio Estadual que leva o nome do pai do parlamentar, o ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas, Quielse Crisóstomo da Silva, nascido no município e falecido em fevereiro de 2006. O evento, que contou com a presença de familiares do homenageado, finalizou as comemorações dos 138 anos de emancipação política de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Para um dos filhos do conselheiro, o deputado estadual Cleiton Kielse Crisóstomo, a homenagem é motivo de muito orgulho para toda a família. “São atos como este que fazem com que a gente sinta a presença de meu pai, que sempre teve orgulho de ser bocaiuvense, nascido, registrado e criado na cidade. Ele deve estar caminhando agora a cavalo por essas colinas certamente feliz por ter sua história contada e compartilhada com a família, amigos e cidadãos de Bocaiúva do Sul”, agradeceu o parlamentar. O novo colégio estadual, localizado no bairro São Marcos, é o maior de Bocaiúva do Sul. Fruto de um investimento de R$ 2,2 milhões, a escola possui capacidade para abrigar cerca de 2,4 mil alunos numa área construída de pouco mais de 3 mil metros quadrados. “Quando decidimos alterar o percentual destinado à educação de 25 para 30% da arrecadação, o fizemos para resolver problemas como o que tínhamos aqui. Teremos ainda obras de pavimentação, a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, tudo para melhorar a qualidade de vida de toda a população de Bocaiúva do Sul”, explicou o governador em exercício Pessuti. Pessuti e o deputado Kielse agradeceram à eficiência da Secretaria de Estado de Obras e da Superintendência de Desenvolvimento Educacional que, após autorização do governador Roberto Requião, esforçaram-se em solucionar o problema educacional do município. “Mesmo em seus últimos momento de vida, meu pai falava e chorava por Bocaiúva do Sul, clamando para que cuidássemos da cidade. Hoje cumprimos parte desta promessa”, destacou Kielse. O Colégio Estadual Quielse Crisóstomo da Silva possui 22 salas de aula, biblioteca, laboratórios de física e informática, quadra poliesportiva coberta, refeitório, sala multiuso, cozinha equipada e casa do zelador. A prefeita municipal Lucimeri dos Santos, que também é professora, agradeceu ao governador e destacou o esforço da população em concretizar o sonho da nova escola. “Foram anos de luta para a implantação desse colégio, com mérito à nossa comunidade e à nossa mobilidade. Este é o grande presente que Bocaiúva do Sul recebe do governo estadual em seu aniversário”, comemorou. Participaram ainda da solenidade a viúva do conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, Nilza Bordini Crisóstomo, os filhos Claudiane e Fábio, o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Seed, Luciano Mewes, o secretário de Obras, Julio Araújo Filho, a superintendente Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Alayde Digiovanni, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, os chefes dos Núcleos Regionais de Educação da Área Metropolitana Norte e Sul, Sério Stacheski e Maria Joana Hunzicker, além de autoridades municipais e estaduais. HISTÓRIA – Natural de Bocaiúva do Sul, Quielse Crisóstomo da Silva nasceu no dia 20 de janeiro de 1937, filho de Trajano Crisóstomo da Silva e Benedita Ribeiro da Silva. Estudou no Colégio Santa Maria entre 1948 e 1956. Fez o curso de formação de oficiais do Exército e formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná em 1963, com extensão em Arquitetura. Como engenheiro civil, teve papel relevante em várias ações do Poder Público Estadual, revelando-se sanitarista com larga folha de serviços prestados ao Paraná, reconhecido com a outorga de inúmeros títulos de Cidadão Honorário de municípios paranaenses. Em 1965, recebeu do ex-presidente Castelo Branco um diploma pelo excelente trabalho desenvolvido como delegado do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária.Quielse foi seis vezes deputado estadual e participou de inúmeras comissões da Assembleia Legislativa. Durante este tempo, foi secretário da Casa por quatro vezes. Tomou posse no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná em 31 de maio de 1990. No Tribunal, ocupou a Presidência em 1999 e 2000, foi vice-presidente por cinco vezes e também desempenhou as funções de presidente do Conselho Superior e de Corregedor-Geral.Faleceu em 08 de fevereiro de 2006, aos 69 anos, em Curitiba, quando ocupava o cargo de vice-presidente do Tribunal de Contas. Foi casado com Nilza Bordini Crisóstomo e deixou quatro filhos: Kielse, Claudiane, Fábio e o atual deputado estadual Cleiton Kielse. Pelo incontestável papel que exerceu no desenvolvimento social, político e econômico do Paraná, o conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva tornou-se merecedor do mais profundo respeito da comunidade paranaense e brasileira.