Deputado cobra mais ajuda da Copel após lucro subir 360%
O deputado Soldado Fruet (PROS) usou a tribuna virtual da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (17) para cobrar mais ajuda da Copel aos consumidores paranaenses durante a pandemia da Covid-19. Ele destacou que, mesmo com o aumento da inadimplência, a Copel, assim como a Sanepar, também registrou lucros superiores aos de anos anteriores. Por isso, o parlamentar pediu ao presidente Ademar Traiano (PSDB) que coloque em votação o Projeto de Lei 461/2020, de sua autoria, que proíbe os cortes de energia elétrica, gás, água e esgoto por falta de pagamento até que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decrete o fim da pandemia do novo coronavírus.
Conforme os resultados divulgados na semana passada, a Copel teve lucro líquido de R$ 1,594 bilhão no segundo trimestre, ou seja, 359,7% a mais que no mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, o lucro líquido foi 146,9 % superior ao dos seis primeiros meses de 2019, superando R$ 2,1 bilhões. “Anunciar um lucro em plena pandemia, quando milhares de famílias estão tendo a energia cortada por falta de pagamento motivado pela crise e não por calote, quando as indústrias e comércios estão fechando e demitindo porque não conseguem pagar as suas contas básicas, fazer um anúncio desses não é orgulho, mas sim beira ao absurdo, beira ao desrespeito com o povo paranaense, verdadeiro dono da Copel", afirmou.
O deputado lembrou que a Copel nasceu de recursos públicos, que a tornaram uma potência. "Justo que nesse momento devolvesse esses recursos na forma de facilidades e subsídios durante a pandemia”, avaliou, sugerindo também que a energética devolva os R$ 5,6 bilhões de créditos de PIS/COFINS conquistados na Justiça recentemente em forma de subsídios, para beneficiar todos os clientes. Segundo o parlamentar, não se trata de uma crítica ao governo, mas de um alerta, nos moldes do que fez na semana passada em relação à Sanepar. “Não deixemos também a Copel virar um brinquedo nas mãos dos investidores e especuladores. Não deixemos os paranaenses sofrerem com o corte de energia quando os cofres da Copel estão abarrotados pelos lucros”, declarou.
O deputado Soldado Fruet ressaltou que a Lei 20.187, aprovada pela Assembleia, impedia o corte dos serviços básicos apenas durante o isolamento social, que já foi flexibilizado. Além disso, uma resolução da ANEEL proibiu o corte de energia apenas até o final de julho. “Hoje vemos as equipes da Copel a todo vapor cortando a energia dos inadimplentes e dificultando o parcelamento para empresas e indústrias, pois são exigidos garantias e avais”, apontou o deputado. Ele citou ainda que 70% dos bares e restaurantes do Paraná possuem débitos com a Copel e encontram dificuldades em renegociá-los. “O que será desse ramo empresarial? O que serão dos milhares de empregos gerados por ele?”, questionou.
Notícias Relacionadas
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia maisDeputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
Projeto busca impedir que novos tributos integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná
Proposição foi apresentada na Casa pelo deputado Fabio Oliveira (Novo).
Leia mais