Deputado Cobra Repórter (PSD) requer reconhecimento da fibromialgia como deficiência no Paraná
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou nesta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa do Paraná, um requerimento solicitando a regulamentação e reconhecimento da fibromialgia como deficiência no estado. O requerimento foi endereçado ao governador Ratinho Junior e à secretaria estadual de Saúde.
A justificativa do parlamentar é baseada em pedidos recebidos de lideranças da área da saúde e cidadãos paranaenses que sofrem de fibromialgia. A doença, que afeta diretamente o sistema musculoesquelético, causa dor crônica e generalizada, além de outros sintomas debilitantes como falta de sono, cansaço, distúrbios de humor, ansiedade e depressão. Esses fatores podem resultar em impedimentos severos a longo prazo, comprometendo a participação plena dos portadores na sociedade.
“Atualmente, dezessete estados brasileiros já reconhecem a fibromialgia como deficiência. No Paraná, a Lei Estadual nº 14.165, de 29 de outubro de 2003, com redação dada pela Lei Estadual nº 20.830, de 30 de novembro de 2021, dispõe sobre o atendimento prioritário às pessoas com deficiência e portadoras de fibromialgia. Contudo, a norma não reconhece expressamente a fibromialgia como deficiência, o que impede o acesso a benefícios importantes como identificação de deficiência para prioridade em estacionamentos e benefícios fiscais”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter em seu requerimento.
O Projeto de Lei nº 520/21, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, busca precisamente esse reconhecimento. A proposta aguarda manifestação de diligência pela secretaria estadual de Saúde para seu aperfeiçoamento. Em âmbito federal, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 598/23, que busca o reconhecimento da fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais no Brasil, atualmente aguardando deliberação na Comissão de Saúde.
O deputado estadual Cobra Repórter ressaltou que, embora o Paraná seja destaque nacional em ações voltadas à saúde pública, ainda existem desafios significativos para o aperfeiçoamento dos direitos necessários aos cidadãos. "É uma questão de saúde e equidade. O reconhecimento da fibromialgia como deficiência é crucial para garantir a dignidade e a qualidade de vida dos portadores dessa condição em nosso estado", afirmou o parlamentar.
A regulamentação proposta visa não apenas garantir vagas de estacionamento preferenciais, mas também outros benefícios sociais e fiscais, assegurando direitos que podem melhorar significativamente a vida dos portadores de fibromialgia no Paraná.
Notícias Relacionadas
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei visa reconhecer a Expo Japão como manifestação cultural de relevante interesse turístico do Paraná
Proposta foi apresentada na Casa pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais