Deputado Cobra Repórter quer cancelas automáticas e sinalização de LED nas passagens de trens pelas cidades

30/11/2021 11h00 | por Assessoria parlamentar
Deputado Cobra Repórter (PSD).

Deputado Cobra Repórter (PSD).Créditos: Jesu Campos

Deputado Cobra Repórter (PSD).

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, nesta segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa do Paraná, um requerimento solicitando providências para segurança nas passagens de nível de cruzamentos entre ruas e rodovias com as ferrovias e a implantação de sensores digitais de presença, cancelas automatizadas, sinalização pictográfica com painéis de LED e outros dispositivos de alerta e segurança.

Com a medida, tragédias como a ocorrida no último sábado (27), em Rolândia, poderiam ser evitadas, quando mãe e filha perderam a vida em um acidente na linha férrea. O carro teve problemas ao cruzar a linha e as duas não conseguiram sair a tempo do veículo, que foi atingido pelo trem.

“Estamos pedindo urgência na implantação destas novas medidas nas passagens de trens pelas cidades. Muitos municípios ainda são cortados pelas linhas férreas, o que impõe grande perigo à população. Por isso, estamos pedindo a instalação das cancelas automáticas e sinalização luminosa intensa”, defendeu o deputado.

Cobra Repórter lembra que está em tramitação na Assembleia um projeto de sua autoria que solicita a suspensão dos avisos sonoros, ou seja, as buzinas dos trens durante a noite, no período de 22 às 6 horas da manhã e, para o alerta, já havia solicitado a utilização de dispositivos mais modernos como as luzes de led e as cancelas automáticas.

Ele ressalta ainda que o Paraná e o Brasil estão investindo maciçamente na ampliação da malha ferroviária, meio de transporte fundamental para o desenvolvimento da nação, mas além desta ampliação é preciso promover a modernização dos avisos de segurança para passagem de locomotiva. “Hoje, os trens são monitorados via GPS e é fácil prever a sua passagem pelas cidades, então, não importa o quanto precise ser investido, o que importa é a segurança e a vida das pessoas”, enfatiza Cobra Repórter.

O requerimento é endereçado à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rumo Logística.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação