Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Delegado Tito Barichello (União) destaca aprovação de projeto antidrogas na Comissão de Segurança Pública

Deputado Delegado Tito Barichello (União).
Deputado Delegado Tito Barichello (União). Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado Delegado Tito Barichello (União) destacou a aprovação do Projeto de Lei nº 002/2024 na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), ocorrida na tarde desta terça-feira (3). A proposta estabelece medidas de combate ao consumo de drogas ilícitas em espaços públicos no Estado.

O projeto é de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSD), Delegado Tito Barichello (União), Adão Litro (PSD), Gilson de Souza (PL), Márcio Pacheco (PP), Soldado Adriano José (PSD), Cantora Mara Lima (Republicanos) e Delegado Jacovós (PL).

O texto prevê a aplicação de multa para pessoas flagradas utilizando drogas ilícitas em áreas e logradouros públicos do Paraná, como praças, parques e vias de grande circulação. A medida busca desestimular a prática nesses locais e contribuir para a preservação da ordem pública, da segurança e do bem-estar social.

Líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública na ALEP, Tito Barichello ressaltou que a aprovação na comissão representa um avanço importante na tramitação da matéria.

“O Paraná precisa de instrumentos legais que deem respaldo às forças de segurança e aos municípios para agir de forma efetiva. Não podemos normalizar o consumo de drogas em espaços públicos. Essa proposta é uma resposta à sociedade, que cobra medidas concretas para garantir mais segurança e ordem nas nossas cidades”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a iniciativa fortalece políticas públicas voltadas tanto à prevenção quanto à repressão qualificada. “Estamos construindo políticas responsáveis, sempre com foco na proteção da comunidade”, completou.

O projeto estabelece que o valor da multa corresponderá a 11 Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR), atualmente fixadas em R$ 1.629,65. A sanção administrativa não exclui a aplicação de outras medidas previstas na legislação penal, nem impede eventual reparação civil.

De acordo com Tito Barichello, a proposta segue modelo já adotado em Santa Catarina, onde legislação semelhante está em vigor e vem sendo aplicada pelas forças de segurança.

O projeto segue agora para votação em plenário.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação