Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado destaca ampliação da oferta de testes para diagnóstico da Covid-19 no Paraná

04/05/2020 17h36 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB).

A partir do dia 15 de maio, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) terá a capacidade de realizar cerca de 5 mil testes diários para o diagnóstico da Covid-19. A medida permitirá que o número de exames realizados no Estado seja ampliado em mais de 7 vezes, possibilitando que as autoridades de saúde tenham maior agilidade na liberação dos resultados.

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (4), o deputado estadual Michele Caputo (PSDB) fez questão de enaltecer a parceria entre o IBMP e o Governo do Estado. “Venho defendendo a ampliação da oferta desses testes já há mais de três meses. Desta forma, poderemos ter um cenário mais próximo da realidade, podendo agir de acordo com a situação epidemiológica do Estado e contribuindo para que mais vidas sejam salvas”, explicou.

Atualmente, o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN-PR) realiza em torno de 600 análises de amostras por dia. Além disso, ainda existem exames sendo feitos pela rede privada. Nos próximos dias, o Laboratório da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também passará a processar testes de Covid-19.

Para o parlamentar, a falta de testes sempre foi o ponto fraco do enfrentamento da doença no país. “Fiz questão de ligar diretamente ao diretor-presidente do IBMP e agradecer pela iniciativa. Trata-se de uma ação fundamental para virarmos este jogo, fortalecendo o controle desta doença que vem matando muita gente”, declara Caputo, que já foi secretário de Estado da Saúde.

A unidade de Apoio para o Diagnóstico da Covid-19 do IBMP está instalada no Parque Tecnológico da Saúde, no Tecpar, em Curitiba. A estrutura é referência no diagnóstico molecular para a Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Para operacionalizar a unidade diagnóstica, o IBMP e o Instituto Carlos Chagas reforçaram as equipes de pesquisadores especializados em Biologia Molecular e equipamentos, além de realizarem obras de infraestrutura.

Produção de kits – O IBMP também começou a produzir kits de diagnóstico para o coronavírus em sua planta de produção em Curitiba, em alinhamento com Bio-Manguinhos/Fiocruz. Estes kits foram desenvolvidos pelos dois institutos em tempo recorde e já vinham sendo produzidos e distribuídos pela Fiocruz para laboratórios centrais de todos os Estados do Brasil.

O Kit de diagnóstico molecular tem como objetivo identificar um fragmento específico do genoma do coronavírus. As amostras respiratórias são coletadas da oro e nasofaringe e encaminhadas aos laboratórios para testagem. A técnica utilizada em laboratório é a PCR em tempo real: os laboratórios preparam os reagentes de acordo com as instruções do kit e com os treinamentos realizados, adicionam o material extraído e podem acompanhar no equipamento, em tempo real, se há presença ou ausência desses alvos referentes ao coronavírus.

Bio-Manguinhos e o IBMP estão ampliando em quantidade expressiva a produção de kits, de modo a atender a enorme e crescente demanda por kits em todo o país.  “Não faltarão kits para diagnóstico no SUS”, explica o diretor-presidente do IBMP, Pedro Barbosa Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação