NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Edson Strapasson (pmdb)
17h39
por Assessoria de Imprensa / Vilmar Junior / (41) 3350-4073
5 min de leitura
506 visualizações
Inauguração do Terminal Guaraituba e conclusão de nova ala do Terminal Maracanã modificam realidade do sistema de transporte coletivo no município A população de Colombo, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é só satisfação com o início da operação do Terminal Guaraituba e também com a liberação da nova ala do Terminal Maracanã. Durante a solenidade oficial de inauguração, realizada no último sábado (29), o governador Roberto Requião, o deputado estadual Edson Strapasson e o prefeito municipal, J. Camargo, receberam várias manifestações de agradecimento. O evento também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, do coordenador da RMC, Alcidino B. Pereira, entre outras autoridades estaduais e municipais. Até a última sexta-feira (28), somente o Terminal Maracanã funcionava parcialmente. Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), cerca de 87 mil passageiros por dia utilizavam o local, acarretando em um grande desconforto aos usuários. O Terminal Guaraituba foi construído para receber parte desse movimento e ficou pronto há mais de seis meses, mas um impasse sobre seu funcionamento, envolvendo a Urbs, órgão da Prefeitura de Curitiba, e a Comec, estava travando a entrada do terminal na Rede Integrada de Transporte (RIT) da capital. Os dois terminais foram construídos pelo governo do estado através do Programa de Integração do Transporte (PIT). Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) foram investidos mais de R$ 2,6 milhões na construção do Terminal Guaraituba e outros R$ 4 milhões no Terminal Maracanã, que foi totalmente reconstruído e ampliado. O governador Requião pediu desculpas pelo atraso no funcionamento. “Esse atraso não seu deveu ao Governo do Estado que tem o terminal pronto e acabado há alguns meses. Houve um impasse com a Prefeitura de Curitiba, já superado, e que o importante é que Colombo ganhou o terminal. Valeu”, concluiu. O deputado Strapasson, que quando secretário Metropolitano iniciou os investimentos do PIT e viabilizou a construção do novo terminal, além da construção e ampliação do Terminal Maracanã e da duplicação da Estrada da Ribeira, comemorou o início das operações. “A inauguração desse terminal é a concretização de um sonho. Quando assumimos a Secretaria da Região Metropolitana existia um pensamento técnico, originado no governo Lerner, de fechar o Terminal Maracanã e construir um outro terminal na divisa entre Colombo e Curitiba, junto ao rio Atuba. Isso iria criar um enfraquecimento econômico da região do Alto Maracanã. Decidimos pela reconstrução total do Terminal Maracanã no mesmo local e, ainda, a construção de um novo terminal na região do Guaraituba, o que, certamente, vai fomentar o desenvolvimento econômico e social, além da valorização de toda a região. Muitos mais que um terminal de transporte essa obra que realizamos é um projeto de desenvolvimento”, avaliou. O prefeito J. Camargo também avaliou o inicio das operações do Terminal Guaraituba. “Eu vejo como uma grande conquista para a nossa Colombo. O entendimento entre a Urbs e Comec vem para beneficiar o cidadão colombense que passa a dispor de mais qualidade e segurança ao utilizar o transporte coletivo”, destacou. “GOL DE PLACA” – A professora Lira Maria Silva Agibert, moradora na região há mais de 20, comparou a realização do novo terminal com os belos gols marcados em partidas de futebol. “É um gol de placa! Esse terminal é um marco na vida do bairro e vai facilitar demais a nossa vida”, disse. Para o encarregado de obra José Ferreira Viana, 59 anos, os dias de superlotação acabaram. “Só com o Terminal Maracanã em funcionamento passávamos o maior sufoco. Não tínhamos espaço! O novo terminal ficou muito bom”, assinalou. ESTRUTURA - De acordo com a Comec, o Terminal Guaraituba tem 2.637 m² de área coberta, 17 plataformas e capacidade para atender mais de 40 mil passageiros por dia. Já o Terminal Maracanã dispõe de 18 plataformas. Além de revitalizá-lo, o estado transformou a Rua Arquimedes (que fica ao lado do terminal) em um grande calçadão. BOXDez linhas alimentadoras são remanejadas para o Terminal GuaraitubaO Terminal Guaraituba está operando inicialmente com dez linhas alimentadoras remanejadas do Maracanã. Foram criadas também duas linhas troncais (convencionais) e uma linha direta (ligeirinho) com destino a Curitiba. Operam no terminal os alimentadores Vila Maria do Rosário, Porteira, Paloma, Monte Castelo, Roseira, Ribeira/Francisco Coradin e Bocaiúva do Sul, Paloma/Belo Rincão, Guaraituba e Colônia Faria. Para seguir até Curitiba os usuários têm a disposição o novo ligeirinho Guaraituba/Cabral, além dos troncais Curitiba/Guaraituba e Guaraituba/Terminal Cabral, ambos com parada no Terminal Maracanã.Já os alimentadores Santa Helena, Jardim das Graças, Planalto, Jardim Eucaliptos, Adriane, Ana Terra, Sede/ APEDEC e Sede/ Maracanã continuam funcionando no Terminal Maracanã. O ligeirinho Colombo/ CIC, bem como os troncais Maracanã/Santa Cândida, Maracanã/Bairro Alto, Colombo/São José dos Pinhais, Maracanã/Capão da Imbuia e Maracanã/Cachoeira também permanecem à disposição dos usuários nesse terminal.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais