Deputado encaminha sugestão de projeto social para adestramento de cães abandonados Proposta foi elaborada por especialista no tema, com foco em trabalho social com meninas infratoras.

05/11/2021 12h20 | por Assessoria parlamentar
Deputado Requião Filho (MDB).

Deputado Requião Filho (MDB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Requião Filho (MDB).

O deputado estadual Requião Filho (MDB) encaminhou à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), um projeto que pretende capacitar jovens meninas infratoras, atendidas por instituições sociais do Paraná, para auxiliar na recuperação e resgate de animais abandonados.

A ideia surgiu da adestradora Maria Cristina Simões de Oliveira, que encaminhou a proposta ao gabinete do parlamentar, sugerindo uma forma pioneira no país para ajudar a suprir as demandas de ONGS que tratam de cães em situação de abandono. Ao mesmo tempo, traria a oportunidade de capacitar meninas menores infratoras, atendidas em instituições sociais, para ajudar nos trabalhos de adestramento animal.

“A ideia consiste em criar uma forma de recuperar os cães abandonados, visto que quando são treinados eles ficam muito mais sociáveis e são facilmente adotados. O treinamento dos animais seria executado por meninas menores infratoras, de até 18 anos, capacitadas por profissionais especializados em adestramento e instituições parceiras”, justificou Maria Cristina.

Por ser um programa de ação social de competência do Estado, Requião Filho acredita que a ideia possa trazer resultados positivos, tanto para os animais quanto para as jovens, e assim, contribuir com um mercado de trabalho que está em amplo crescimento.

“Ajuda no psicológico dessas jovens, no desenvolvimento de suas capacidades pessoais e profissionais, e também promove uma forma interessante de prepará-las para um mercado de trabalho que é muito rentável hoje em dia. Um cão bem adestrado tem mais chances de conseguir um novo lar. E assim também melhora a autoestima dessas meninas e traz uma oportunidade de futuro para elas”.

O programa social precisa ser analisado pela Secretaria para ver a viabilidade de sua implantação no Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação