Deputado Fernando Martins, o delegado que entrou na política para combater a impunidade Parlamentar disse que retorna à área da segurança pública para continuar servido ao povo paranaense.

06/01/2023 14h40 | por Thiago Alonso
Deputado Delegado Fernando Martins (Republicanos).

Deputado Delegado Fernando Martins (Republicanos).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Delegado Fernando Martins (Republicanos).

O deputado delegado Fernando Martins (Republicanos) costuma contar que optou pela carreira de delegado por acreditar que seria a forma mais direta e rápida de combater a impunidade. O mesmo sentimento o trouxe à Assembleia Legislativa do Paraná, quando assumiu seu primeiro mandato na legislatura que se encerra. Após o período trabalhando na repressão da criminalidade, Martins afirma que decidiu ingressar na política com o objetivo de continuar o trabalho de combater à impunidade e melhorar a vida da população.

Candidato a deputado estadual, Fernando Martins foi eleito em 2018, tornando-se um dos parlamentares mais votados da história de Umuarama. Também conquistou eleitores em outras 58 cidades paranaenses, alcançando o total de 36.937 votos. Nas eleições de outubro deste ano, no entanto, a votação conquistada não foi suficiente para retornar ao Legislativo para um novo mandato.

Ainda assim, Martins diz que deixa a Casa satisfeito com o trabalho realizado. “Nesses quatro anos em que estive na Assembleia Legislativa, tive a grata satisfação de defender os interesses do Estado e ajudar as pessoas que mais precisam. Saio daqui com a sensação do dever cumprido”, diz o parlamentar. Para o futuro, ele revela que volta a atuar em seu campo de origem. “Retorno para a área da segurança pública para continuar servido ao povo paranaense”. Quanto ao futuro político, Fernando Martins afirma que este continua em aberto. “Estamos aguardando os posicionamentos do nosso grupo político. Vamos avaliar as possibilidades”, conta.

Nos últimos quatro anos, tornou-se um deputado atuante na Casa. O parlamentar foi presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, além de 3° vice-presidente da Assembleia. Também foi o Coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Noroeste paranaense. Integrou ainda as Comissões pelo Direito das Mulheres e do Meio Ambiente.

Fernando Ernandes Martins nasceu em 1974 no município de Marília (SP). É casado e pai de um filho. Formado em Direito, é delegado da Polícia Civil há 18 anos. Do período na Polícia Civil, passou a maior parte do tempo na linha operacional, segundo o parlamentar, “enfrentando o crime organizado e desmantelando quadrilhas que espalhavam o terror entre as pessoas”. Atuou nas cidades de Xambrê, Goioerê, Umuarama e Maringá.

Leis

Delegado Fernando Martins é um dos autores da Lei 21.015/2022, que assegura a plena liberdade e o direito de ir e vir em todo território do Estado do Paraná e veda qualquer exigência de documento, certidão, atestado, declaração ou passaporte sanitário. Também é um dos signatários da Lei 20.739 /2021, que institui as diretrizes do ensino domiciliar (homeschooling) no âmbito da educação básica no Estado do Paraná.

O deputado é autor ainda da Lei 20.614/2021, que institui no Paraná a Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas. A semana é sempre realizada anualmente na primeira semana do mês de junho. O objetivo da ação é envolver a sociedade em debates e discussões sobre o tema por meio de audiências públicas, palestras, exposições de relatos e de testemunhos. A Lei pretende criar o efetivo engajamento e a participação ativa da sociedade na defesa da sanidade física e mental das crianças e adolescentes paranaenses.

Martins também é autor da Lei 20.675/2021, que institui a Semana Estadual da Mulher do Campo, a ser comemorado anualmente na última semana do mês de maio. A semana tem o objetivo de promover debates, palestras e outros eventos acerca da importância da mulher na agricultura familiar; realizar cursos de capacitação técnica em áreas de atuação rural; divulgar políticas públicas voltadas às mulheres; e incentivar a criação de grupos, associações ou cooperativas de trabalhadoras rurais.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação