Deputado Francisco Bührer propõe criação do programa educacional "Trânsito do Amanhã"

19/04/2013 12h39 | por Nádia Fontana
Vista geral do plenário durante a sessão desta quarta feira (17)

Vista geral do plenário durante a sessão desta quarta feira (17)Créditos: Sandro Nascimento (Alep / crédito obrigatório)

Vista geral do plenário durante a sessão desta quarta feira (17)
O deputado Francisco Bührer (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei criando o programa estadual de educação para o trânsito denominado “Trânsito do Amanhã”. Segundo Bührer, a proposição busca intervir na realidade e transformá-la, incluindo o trânsito como tema transversal às áreas curriculares, possibilitando, consequentemente, a promoção de atitudes que contribuirão para garantir a segurança das crianças nas vias públicas.

Os objetivos do programa elencados na proposição são os de promover a educação para do trânsito de forma permanente e contínua nas unidades de ensino, oferecer aporte pedagógico e didático às unidades de ensino para o trabalho transversal do tema do trânsito, e desenvolver um trabalho de educação para o trânsito baseado na conduta, nas interações sociais, no direito de ir e vir, permitindo à criança perceber-se como agente transformador da sociedade.

Vítimas
– Na justificativa da proposição, lida em Plenário na sessão da última segunda-feira (15), o autor cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam que em 2008 mais de um milhão de crianças, entre zero e 14 anos, morreram em consequência de acidentes de trânsito verificados em inúmeros países. Cerca de 50 milhões ficaram com sequelas permanentes.

De acordo com o deputado, a realidade brasileira não é diferente. O Ministério da Saúde aponta que aproximadamente seis mil crianças morrem e em torno de 140 mil são hospitalizadas, anualmente, no Brasil, vítimas do trânsito. Assim, essas ocorrências chegam a ser apontadas como a principal causa de mortalidade infantil no país.

O Programa “Trânsito do Amanhã”, segundo Bührer, será direcionado às unidades de ensino com ensino fundamental, sendo implantando, num primeiro estágio, na rede estadual de ensino, e inserido gradativamente nas escolas municipais, na pré-escola e na rede particular. Além de aulas com conteúdos voltados para a educação no trânsito, a proposta estabelece o desenvolvimento de atividades durante a Semana Nacional do Trânsito, promovidas pelo Conselho Nacional de Trânsito.  Antes de ser votado em Plenário, o projeto precisa receber pareceres das comissões técnicas permanentes da Assembleia.