Deputado Goura afirma que mortes frequentes na Rodovia da Uva são inaceitáveis e cobra providências do Governo
“A Rodovia da Uva, que liga Curitiba a Colombo, tem sido palco de tragédias evitáveis relacionadas ao trânsito. Os acidentes com mortos e feridos que estamos assistindo com uma frequência anormal são inaceitáveis”, disse o deputado estadual Goura (PDT), ao se pronunciar na sessão desta segunda-feira (21) da Assembleia Legislativa do Paraná. “Exigimos providências imediatas”.
O deputado contou que esteve na Rodovia da Uva, na semana passada, para conhecer um dos locais mais perigosos, onde acontecem acidentes que resultam em mortes e feridos graves com regularidade surpreendentes. “Só neste início de ano já são três mortos e dois feridos graves. Isso sem contar nos acidentes que deixaram grandes danos materiais”.
A PR-417 liga Curitiba a Colombo e se estende por 22 quilômetros até o Bairro Bacaetava já com o nome de Rodovia Antonio Gasparin, na zona rural do município de Colombo. Mesmo depois da revitalização parcial, que durou mais de dez anos e terminou no início de 2021, a Rodovia da Uva continua a registrar muitos acidentes. Dados do anuário de acidentes do Detran-PR de 2020 apontam que foram 348 acidentes urbanos em Colombo.
Visita
“Fomos verificar a situação a pedido dos moradores que não aceitam mais tanta omissão. Pudemos ver a completa falta de segurança em que se encontra a rodovia, que não é mais uma simples estrada que corta um município. É, na verdade, uma avenida urbana que necessita urgentemente de medidas urbanísticas para melhorar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas”, alertou Goura.
Ele lembrou que já foram encaminhados ofícios ao DER-PR e ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, com pedidos de providências. “É inadmissível que o Governo não faça nada a respeito. O governador não pode se omitir. Aquela área é totalmente urbanizada e essas mortes são evitáveis”, destacou Goura ao discursar.
“A Rodovia da Uva tem que ter um tratamento como acontece em áreas urbanas onde se exige velocidades menores, faixas de pedestres, passarelas, semáforos, radares, ciclofaixas, redutores de velocidade e outras ações para tornar a rodovia mais segura para todos”, explicou o deputado.
Goura explicou que o objetivo da administração pública, de qualquer governo, deve sempre ser a morte zero no trânsito. “Reafirmamos nossos pêsames às famílias e amigos das vítimas, como também exigimos a resposta rápida do governador Ratinho Jr. e do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex”.
População
Um dos moradores de Colombo que procurou o deputado Goura foi o soldado da Polícia Militar (PMPR), Alexssandro Santos, que mora próximo à Rodovia Antonio Gasparin. “Toda semana tem acidente. Isso quando não tem mais do que um. No acidente do dia 29 de janeiro foram dois mortos. Tudo é resultado de imprudência e excesso de velocidade. Mas também falta sinalização, fiscalização, semáforos e lombadas, que ajudariam a reduzir a velocidade”, denunciou.
Outro morador que acompanhou o deputado Goura foi Diego Saldanha, que mora em outro trecho da rodovia, mais próximo da divisa com Curitiba. “A comunidade vive com medo. É muito tráfego e muita irresponsabilidade dos motoristas que não respeitam nada, nem as pessoas e nem os limites de velocidade”, destacou Saldanha.
Notícias Relacionadas
Audiência Pública na Assembleia debate oceanos e sustentabilidade no litoral do Paraná
Objetivo é construir estratégias para conciliar desenvolvimento econômico, conservação ambiental e qualidade de vida, conforme a Agenda 2030.
Leia mais
Transporte aquaviário para professores das ilhas do Litoral é conquista histórica para a educação do campo, destaca deputado Goura (PDT)
O parlamentar trabalhou em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT) para atender demanda histórica da categoria.
Leia mais
5º Fórum Paranaense de Cannabis amplia debate sobre qualidade de vida e acesso a terapias seguras, destaca deputado Goura (PDT)
Evento na Unioeste reuniu 300 pessoas para discutir pesquisa científica, políticas públicas e as histórias de quem depende do tratamento.
Leia mais
Deputado Goura (PDT) assina carta-compromisso e defende integração da Região Metropolitana de Curitiba para enfrentar emergência climática
Elaborado a partir do Fórum de Soluções da vereadora Laís Leão (PDT), o documento estabelece uma agenda comum para enfrentar desafios socioambientais compartilhados pelos municípios da Grande Curitiba.
Leia mais