Deputado Goura defende medidas que garantam mais segurança para ciclistas
“Estamos apresentando às autoridades estaduais as pautas que historicamente defendemos”, afirmou o deputado Goura (PDT), nesta segunda-feira (18), ao falar sobre reivindicações que discutiu com o diretor do Detran-PR, Cesar Kogut, e com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. Elas tratam de assuntos relacionados à mobilidade por bicicleta, segurança, infraestrutura e educação no trânsito.
“São questões suprapartidárias e queremos o apoio não só dos deputados estaduais na Assembleia, como também do Governo do Estado. Que se comprometam com esses temas, que são importantes para toda a população”, disse.
Com o diretor-geral do Detran-PR, Cesar Kogut, o deputado falou sobre a necessidade de melhorar a segurança do trânsito tanto para pedestres como para ciclistas. “Queremos que o Detran seja parceiro nas ações e sugerimos que sejam desenvolvidas mais campanhas educativas, com o objetivo de melhorar a segurança e diminuirmos a violência no trânsito. Que o objetivo seja alcançar morte zero no trânsito”, disse.
Entre a sugestões educativas, o deputado citou a produção de materiais como a cartilha “Ciclistas e o Código de Trânsito”, além da produção e distribuição de adesivos e tornozeleiras reflexivas. “Também lembramos que o Detran-PR pode ter um papel fundamental no fomento da mobilidade ativa, especialmente da bicicleta, com investimento em sinalização nas vias públicas para melhorar a segurança e até mesmo no incentivo ao cicloturismo”, informou.
Infraestrutura – No encontro com o secretário Sandro Alex, o deputado Goura colocou o mandato à disposição para que a secretaria e o DER desenvolvam mais ações e projetos na área da ciclomobilidade e promovam investimentos em infraestrutura. “A Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por exemplo, poderia receber investimentos em infraestrutura, com a implantação de ciclovias interligando os municípios ao sistema de transporte coletivo, criação de bicicletários nos terminais de transporte de passageiros e sinalização de segurança”, disse Goura ao secretário. O deputado também falou sobre a questão da segurança nas rodovias do Paraná citando os casos da Rodovia Leopoldo Jacomel (PR-415), que liga Curitiba a Piraquara; e da Rodovia dos Minérios (PR-092), que liga Curitiba até a divisa com São Paulo. Goura demonstrou ainda sua preocupação com a segurança dos ciclistas em outras rodovias do Paraná. “Temos a BR-277, que liga Curitiba ao Litoral, e que é muito utilizada por ciclistas, atletas profissionais e amadores, que estão vulneráveis a acidentes por falta de sinalização e de segurança e até mesmo da falta de conscientização dos motoristas”, comentou.
Notícias Relacionadas
Audiência Pública na Assembleia debate oceanos e sustentabilidade no litoral do Paraná
Objetivo é construir estratégias para conciliar desenvolvimento econômico, conservação ambiental e qualidade de vida, conforme a Agenda 2030.
Leia mais
Transporte aquaviário para professores das ilhas do Litoral é conquista histórica para a educação do campo, destaca deputado Goura (PDT)
O parlamentar trabalhou em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT) para atender demanda histórica da categoria.
Leia mais
Paraná inclui Dia de Valorização dos Bombeiros Militares no Calendário Oficial de Eventos
Iniciativa do deputado estadual Delegado Tito Barichello (PL) institui a data de 2 de julho em homenagem à corporação.
Leia mais
5º Fórum Paranaense de Cannabis amplia debate sobre qualidade de vida e acesso a terapias seguras, destaca deputado Goura (PDT)
Evento na Unioeste reuniu 300 pessoas para discutir pesquisa científica, políticas públicas e as histórias de quem depende do tratamento.
Leia mais