Deputado Goura participa da “Conferência Internacional Urbinat”, em Milão, e visitas oficiais a Lion e a Amsterdam

21/06/2022 15h40 | por Assessoria parlamentar
Deputado Goura (PDT).

Deputado Goura (PDT).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Goura (PDT).

“Para enfrentar as grandes crises que estamos vivenciando, a crise política da democracia e a crise ecológica das mudanças climáticas, devemos retomar as ações voltadas para o reequilíbrio socioambiental das cidades por meio de iniciativas que contemplem o conceito das Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e na participação ativa da sociedade e na valorização dos processos democráticos em nossas cidades”.

Essas foram as principais premissas abordadas pelo deputado estadual Goura (PDT) no Seminário Urbinat 2022 e que foram destacadas em pronunciamento, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça-feira (21).

Goura falou sobre a sua participação na “Conferência Internacional Urbinat - Natureza para a Regeneração Urbana Inovadora e Inclusiva”, que aconteceu nos dias 16 e 17 de junho, em Milão, Itália, como representante da Comissão de Meio Ambiente, Ecologia e Proteção aos Animais (CEMPA) da Assembleia Legislativa.

“Só assim vamos reduzir as desigualdades, com ações de urbanismo que privilegiem a mobilidade ativa, a ocupação dos espaços públicos, a segurança alimentar, a recuperação dos rios urbanos”, completou Goura.

“Esta viagem e todos os custos foram bancados por recursos próprios nossos, sem o uso de nenhuma verba pública da Assembleia”, destacou o deputado Goura.

Protesto em Milão

Goura aproveitou sua apresentação na conferência do Urbinat para manifestar seu repúdio ao governo do presidente Jair Bolsonaro pelo desmonte das políticas públicas para as áreas do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos. “O descaso do Governo Federal nessas áreas tem elevado os índices de violência no Brasil”, disse. “Bolsonaro é cúmplice dessa violência que resultou na morte do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no início de junho, no Vale do Javari, no Amazonas (AM). Não é possível que esses retrocessos continuem”, protestou Goura.

Seminário Cidades Inclusivas e natureza - 2021

“Participar da Conferência Urbinat, em Milão, foi o evento mais importante dessa nossa viagem internacional, que também teve agendas oficiais pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, em Amsterdam, na Holanda, e em Lion, na França, nas quais tratamos de questões como mobilidade ativa, urbanismo voltado para as pessoas e ocupação dos espaços públicos”, contou Goura.

Goura foi convidado a falar sobre os resultados do “Seminário Internacional Cidades Inclusivas e Natureza: Diálogos Brasil-Europa”, realizado em outubro de 2021 e proposto pela Comissão de Meio Ambiente, Ecologia e Proteção aos Animais (CEMPA) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, presidida pelo deputado.

Projeto Urbinat

O Urbinat, (que é uma abreviatura de urban inclusive and innovative nature), é um projeto de cinco anos financiado pelo projeto Horizonte 2020 da União Europeia (EU), que vai de 2018 a 2023. O projeto atua em três cidades: Porto, Nantes e Sofia, com projetos de uso inovador do espaço público através de soluções baseadas na natureza (SBN), e conta com quatro cidades seguidoras: Siena, Nova Gorica, Bruxelas e Høje-Taastrup, todas na Europa.

"Nós participamos do Urbinat como observadores pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. Essa rede internacional de observadores também conta com a participação das cidades de Khorramabad (Irã) e Nanahi (China), do projeto Urbem do Brasil, da Universidade de Delft (Holanda), do Instituto de Chipre (Chipre), da Universidade de Setsuan (Japão)", explicou Goura.

Para o deputado, essa proposta do projeto Urbinat é uma experiência que deve ser reproduzida no Brasil e envolver o maior número de cidades possíveis, como ele contou nessa edição presencial em Milão ao falar sobre a realização do “Seminário Internacional Cidades Inclusivas e Natureza: Diálogos Brasil-Europa”, que aconteceu de forma on-line, em outubro de 2021 e foi promovido pela Comissão de Meio Ambiente.

Soluções Baseadas na Natureza

 “O objetivo foi fortalecer, na agenda pública municipal, a relação integrada entre cidade, natureza e pessoas, visando alcançar transformações urbanas inclusivas e sustentáveis e a difusão do conceito de Soluções Baseadas na Natureza (NBS)”, contou. “

Participaram daquele seminário representantes de Portugal (das cidades de Lisboa e do Porto) e do Brasil, contemplando três estados (Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul) e 14 cidades brasileiras: Apucarana/PR; Arapongas/PR; Campinas/SP; Carambeí/PR; Curitiba/PR; Guarapuava/PR; Londrina/PR; Maringá/PR; Matelândia/PR; Piraquara/PR; Santana do Itararé/PR; São José dos Pinhais/PR; São Leopoldo/RS e Toledo/PR.

Rede Internacional

Goura disse que essa viagem fortalece a rede de pesquisadores consolidada pela atuação do mandato em várias frentes e relações internacionais.

Ele destacou que a participação em eventos internacionais já se deu em 2019, quando participou, a convite da União Europeia (EU), do “Fórum Cities and Regions for Development Cooperation”, em Bruxelas, na Bélgica. E depois, em Portugal, ao participar de uma série de compromissos nas cidades de Lisboa, Coimbra e Aveiro, no “Seminário Cultura Território e Lazer – Diálogos Entre Políticas Públicas do Brasil e Portugal” a convite da Universidade de Aveiro (UA).

Encontro em Amsterdam

O primeiro encontro oficial do deputado Goura na Europa foi com Vincent Lau, expert em mobilidade e espaço público da cidade de Amsterdam. “Foi uma reunião muito interessante na qual pudemos conhecer vários projetos que estão em andamento para melhorar ainda mais a mobilidade ativa em Amsterdam”, comentou Goura.

 “Para se ter ideia, foram investidos 340 milhões de Euros nos últimos anos em infraestrutura cicloviária em Amsterdam. A bicicleta está no centro das principais estratégias de mobilidade na cidade. São investimentos contínuos que podem servir de exemplo de política pública”, disse.

O exemplo da Grande Lion

Goura também visitou a cidade de Lion, na França, para se encontrar com Valentin Lungenstrass, delegado para Mobilidade, Logística Urbana e Espaços Públicos da Prefeitura de Lyon, com Adem Benchelloug, representante da empresa de contadores de ciclistas, pedestres e veículos Ecocounter, Adem Benchelloug e com Georges Martins, da administração da Grande Lion, equivalente as regiões metropolitanas no Brasil.

 “Foi muito bom conhecer a realidade desta importante cidade francesa e saber de seus planos para aumentar ainda mais o uso da bicicleta, como por exemplo, a de implantar 250 km de ciclovias segregadas nos próximos 4 anos”, informou Goura.

 “A cidade implantou uma ampla política de Zona 30 desde o ano passado e tem restringido o uso do automóvel e subsidiado a compra de bicicletas para os cidadãos. O Paraná e Curitiba em especial tem muito a aprender e se inspirar com as boas práticas implantadas em Lion”.

Segundo o deputado, o exemplo de governança da Grande Lion deveria inspirar a gestão da nossa Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “O modelo de gestão da região metropolitana de Lion, a Grande Lion, é um exemplo nas áreas de transporte público, mobilidade ativa, saneamento e moradia”, destacou Goura.

Cicloturismo Rio Ródano

Goura também contou que aproveitou para conhecer a ciclorota do Rio Ródano (em francês: Rhône), que tem cerca de 700 km entre Genebra (Suíça) e Lion. “Pedalei 200 km nessa rota que é quase toda uma ciclovia segregada e que acompanha o percurso do rio. É um exemplo que deveríamos adotar no Paraná. Como é a nossa proposta do Circuito Cicloturístico do Rio Iguaçu”, lembrou Goura.

Proposta de seminário internacional

O deputado informou que ficou como sugestão do encontro realizar um seminário internacional com os representantes dessas cidades de Lion e de Amsterdam para tratar de questões como mobilidade ativa, com especial atenção para a criação de infraestrutura cicloviária e políticas de promoção ao uso da bicicleta. “Outras áreas como transporte público, moradia e soluções de urbanismo também podem ser tema deste seminário. Vamos organizar e teremos novidades em breve”, disse Goura.

Confira o pronunciamento do deputado na Conferência Internacional Urbinat no link: https://bityli.com/kSRAlU

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação