Deputado Goura (PDT) conhece projeto de ampliação do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

29/08/2023 14h28 | por Assessoria Parlamentar
Para conhecer melhor e saber mais do projeto de ampliação e reformulação do MIS-PR, o deputado estadual Goura (PDT) visitou, na terça-feira (22), o museu e foi recebido pela diretora Mirele Camargo.

Para conhecer melhor e saber mais do projeto de ampliação e reformulação do MIS-PR, o deputado estadual Goura (PDT) visitou, na terça-feira (22), o museu e foi recebido pela diretora Mirele Camargo.Créditos: Rafael Bertelli/Gabinete do deputado Goura (PDT)

Para conhecer melhor e saber mais do projeto de ampliação e reformulação do MIS-PR, o deputado estadual Goura (PDT) visitou, na terça-feira (22), o museu e foi recebido pela diretora Mirele Camargo.

“Sempre é uma experiência fascinante visitar um museu, mas um como o MIS-PR, com esse acervo fantástico é ainda mais significante. É uma experiência de imersão que leva a gente através do tempo e da história”, comentou Goura.Créditos: Rafael Bertelli/Gabinete do deputado Goura (PDT)

“Sempre é uma experiência fascinante visitar um museu, mas um como o MIS-PR, com esse acervo fantástico é ainda mais significante. É uma experiência de imersão que leva a gente através do tempo e da história”, comentou Goura.

Preservar e documentar o passado e o presente da vida contemporânea através das artes audiovisuais, com imagens e sons, tais como música, fotografia, cinema e televisão, além dos objetos relacionados, é a principal missão do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), o segundo mais antigo do gênero do Brasil, criado em fevereiro de 1969.

Para conhecer melhor e saber mais do projeto de ampliação e reformulação do MIS-PR, o deputado estadual Goura (PDT) visitou, na terça-feira (22), o museu e foi recebido pela diretora Mirele Camargo. “Este é um dos museus com um dos acervos mais interessantes sobre a cultura contemporânea paranaense na área das artes audiovisuais”, comentou ele. “Investir no MIS-PR vai ser muito importante.”

Retomada do terreno

A diretora do MIS-PR explicou que o projeto se viabilizou a partir da retomada da totalidade do terreno do Palácio da Liberdade, que vinha sendo ocupado em parte pela triagem da Polícia Civil, anunciada no ano passado pelo governador Ratinho Junior, quando foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP) com o Tribunal de Justiça, para a construção de uma nova central de custódia.

“Com isso, vamos poder ocupar toda a área que originalmente pertencia ao Palácio da Liberdade, um prédio histórico que foi sede do Governo do Paraná de 1892 a 1938. Em 2002, a propriedade foi transferida pelo Governo Federal ao estado com a finalidade específica de abrigar o MIS-PR”, explicou Mirele.

Segundo ela, com a transferência de uma outra área que não pertencia ao Palácio da Liberdade o MIS-PR passará a ter 6 mil m² para uso exclusivo. “Vamos fazer do MIS um complexo audiovisual e cultural que vai democratizar o acesso ao acervo e ampliar as atividades do museu para as áreas de criação, educação e promoção cultural”, informou. “O projeto tem um orçamento de cerca de 25 milhões.”

O projeto de ampliação do MIS-PR prevê que o prédio do Palácio da Liberdade seja dedicado totalmente para exposições; uma área de criação e outra educativa, além de espaço externo de convivência. “Também teremos salas de cinema, café, lojas e tudo que fará do MIS um centro cultural moderno, democrático e popular”, destacou Mirele.

Investimento bem-vindo

O deputado Goura elogiou a proposta do novo MIS e destacou que todos os investimentos em cultura são bem-vindos e fundamentais para a sociedade paranaense. “Esse projeto coloca o MIS no nível dos melhores e mais modernos museus que promovem, preservam e divulgam a cultura do audiovisual e as artes relacionadas”, afirmou.

Goura conheceu os espaços do prédio do Palácio da Liberdade, que abriga o acervo que tem mais de três milhões de itens fotográficos, de filmes (em vídeo e película), de áudios e de objetos. Ele também conferiu duas das atuais exposições em cartaz no MIS-Pr: Sinestesia dos Objetos e Memórias da (R)Existência LGBTI+ no Paraná.

“Sempre é uma experiência fascinante visitar um museu, mas um como o MIS-PR, com esse acervo fantástico é ainda mais significante. É uma experiência de imersão que leva a gente através do tempo e da história”, comentou Goura.

Foto Brasil

Na visita, um dos lugares que mais chamou a atenção foi o espaço que está abrigando provisoriamente o acervo do extinto Foto Brasil, estúdio de fotografia que funcionou de 1930 até 2001 no centro de Curitiba. São mais de 500 mil objetos, como fotografias, negativos, cenários, figurinos, chapas de vidro e registros administrativos.

“Esse acervo do Foto Brasil traz recordações de uma Curitiba antiga que resistiu até pouco tempo. Um ícone que se preservou na memória da cidade e proporcionou o registro da vida de milhares de pessoas”, comentou Goura, que lembrou que o estúdio sempre chamou a atenção com sua fachada no calçadão da Rua XV de Novembro.

A restauração e catalogação do acervo do Foto Brasil está aos cuidados do professor, fotógrafo, curador e documentarista Roberto Pitella, que atua como pesquisador do museu.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação