Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Goura (PDT) destaca ato “Nada sobre nós, sem nós – Grande ato pela acessibilidade” neste sábado (6) em Curitiba

Deputado Goura (PDT).
Deputado Goura (PDT). Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A manifestação “Nada sobre nós, sem nós – Grande ato pela acessibilidade” ocupa o Centro de Curitiba neste sábado (6), com concentração às 9h30 na Praça Santos Andrade e caminhada até o Teatro da Reitoria, para defender a criação de rotas acessíveis na cidade.

A mobilização também marca a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

“O objetivo da manifestação é defender a criação de rotas acessíveis em Curitiba, um exemplo que queremos levar para todo o Paraná. Uma cidade acessível para pessoas com deficiência é uma cidade acessível para todas as pessoas. Todas e todos serão muito bem-vindos”, afirma Goura.

A organização tem apoio do deputado Goura (PDT) e da UFPR, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), além de movimentos sociais. Também conta com o apoio do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Coordenadoria de Acessibilidade da UFPR, da própria UFPR e da Pró-Reitoria de Planejamento e Dados (PROPLAD-UFPR).

“Rotas Acessíveis Já!”

O deputado Goura destacou que o ato também tem por objetivo divulgar o projeto “Rotas Acessíveis Já!”, que foca na criação de trajetos acessíveis ligando campi universitários e equipamentos públicos no Centro. “Uma cidade acessível para pessoas com deficiência é uma cidade acessível para todas as pessoas, em todos os bairros, do Centro às periferias.”

Para ele, não se trata apenas de uma ação pontual, mas de política pública permanente. “A construção de uma cidade acessível passa por políticas públicas voltadas a todas as pessoas com deficiência, sejam físicas, auditivas, visuais, intelectuais ou múltiplas, que precisam de acessibilidade e inclusão reais”, disse Goura.

“É isso que a gente quer, tanto no Centro de Curitiba quanto nos bairros e nas periferias: que o Paraná inteiro seja um estado acessível. Então chegue junto, vamos somar nessa luta. A luta das pessoas com deficiência deve contar com o apoio de todo mundo”, afirma Goura.

Ações afirmativas na UFPR

“O projeto Rotas Acessíveis está em fase de desenvolvimento e prevê parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Será um projeto pensado para e por pessoas com deficiência”, explicou Wagner Bitencourt, coordenador de Acessibilidade da UFPR, vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE).

Segundo Wagner, a ideia é realizar uma manifestação que dê visibilidade ao tema das rotas acessíveis, da mobilidade urbana e do acesso à cidadania para as pessoas com deficiência, unindo rua, universidade e planejamento urbano.

“Apesar de ser um local de grande circulação, o Centro de Curitiba apresenta pisos irregulares, rampas mal executadas, travessias inseguras e rotas fragmentadas que transformam caminhos em barreiras”, denuncia Wagner, que perdeu a visão aos 15 anos.

Apelo da juventude

A rapper curitibana Valle MC (Valentina Cardoso Kauf), de 14 anos, convida em nome da juventude e da cultura rap. “Eu vou chegar, passar visão, dropar no beat. Coloca na agenda, porque esse eu me lembro. Venha participar do ‘Nada sobre nós, sem nós – Grande ato pela acessibilidade’, que acontece neste sábado”, canta ela.

“A gente vai lutando aqui nessa cidade por rotas acessíveis, por acessibilidade. Por isso mesmo eu vou dizer que as pessoas com deficiência têm voz. A gente tem que estar sempre lutando, com o coração, até porque nada sobre nós sem nós”, continua Val.

E conclui: “É a gente que tem que mostrar o que a gente quer, por isso pode ser mano, mina ou mulher. Eu estou passando a visão e agora falando: estou convidando todo mundo para colar. Cola lá, hein!”.

Serviço:

Evento: “Nada sobre nós, sem nós – Grande ato pela acessibilidade”

Data: sábado, 6 de dezembro

Horário: 9h30

Concentração: Praça Santos Andrade – R. XV de Novembro, 2705

Chegada: Teatro da Reitoria – R. XV de Novembro, 1299

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação