Deputado Goura (PDT) entrega Menção Honrosa à Associação MarBrasil pelos 20 Anos de atuação

05/04/2024 17h13 | por Assessoria Parlamentar
Fundada por pesquisadores da UFPR em 2004, a Associação MarBrasil deu início ao Projeto RAM – Recifes Artificiais Marinhos.

Fundada por pesquisadores da UFPR em 2004, a Associação MarBrasil deu início ao Projeto RAM – Recifes Artificiais Marinhos.Créditos: Gabriel Marchi.

Fundada por pesquisadores da UFPR em 2004, a Associação MarBrasil deu início ao Projeto RAM – Recifes Artificiais Marinhos.

O Deputado Goura (PDT) entrega, nesta segunda-feira (8), para a Associação MarBrasil Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos seus 20 anos de atuação no Litoral Paranaense. Com sede em Pontal do Paraná, a ONG atua com projetos de conservação da biodiversidade marinha, pesquisa científica e educação ambiental no território da Grande Reserva Mata Atlântica.

“Queremos homenagear as pessoas que fazem a MarBrasil. Eles são profissionais e cidadãos comprometidos com a proteção, a conservação e a recuperação desses ambientes de forma a proporcionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e preservação dos bens e valores culturais da costa brasileira”, ressalta o deputado Goura.

O deputado destaca que essa homenagem, com entrega de menção Honrosa à Associação Mar Brasil pelos seus 20 anos de fundação, é um reconhecimento da sua importante atuação na defesa do ecossistema marinho-costeiro do Litoral Paranaense e brasileiro.

Fundada por pesquisadores da UFPR em 2004, a Associação MarBrasil deu início ao Projeto RAM – Recifes Artificiais Marinhos. O projeto instalou cerca de duas mil estruturas de concreto entre o Arquipélago de Currais (agora Parque Nacional Marinho) e as Ilhas Itacolomis, formando o conhecido ponto “Parque dos Meros”. Longe da costa também foram afundadas mais duas balsas graneleiras para este fim.

“Os nossos pescadores artesanais estavam muito vulneráveis à pesca comercial de arrasto principalmente vinda de Santa Catarina e São Paulo. Fizemos então o projeto de recifes artificiais que também era, ao mesmo tempo, um sistema antiarrasto, para evitar um pouco a pesca comercial de grande porte”, relembra o fundador da MarBrasil, Frederico Pereira Brandini.

A iniciativa contribuiu para proteger e aumentar a presença da fauna marinha e na proteção de espécies ameaçadas. Em 2012, com o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), a Associação MarBrasil instalou 5500 estruturas de concreto para a manutenção e recuperação da biodiversidade marinha, paralelos à costa de Pontal do Paraná, sendo este o primeiro projeto do Brasil de recifes artificiais com licença do IBAMA.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação