Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Goura (PDT) homenageia meteorologistas do SIMEPAR e destaca papel essencial da instituição para o Paraná

Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (19).
Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (19). Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado estadual Goura (PDT) homenageou, nesta segunda-feira (19), com certificados de Menção Honrosa, sete profissionais que integram o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) por sua destacada contribuição à meteorologia paranaense.

“Essa homenagem valoriza a contribuição técnica dos meteorologistas do Simepar, instituição estratégica para a segurança, a economia e o meio ambiente no estado”, disse o deputado ao se pronunciar da tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Goura destacou que o SIMEPAR é uma referência nacional e que essa homenagem é um gesto de reconhecimento público ao trabalho sério e comprometido que desses profissionais. O Simepar é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“Eles ajudam a salvar vidas, a proteger a agricultura e a garantir planejamento para o Paraná”, afirmou Goura. Também foi homenageado o diretor-presidente do Simepar, Paulo de Tarso, que recebeu a menção honrosa em nome da instituição.

Receberam a menção os meteorologistas Sheila Paz, Fernando Mendonça Mendes, Reinaldo Kneib, Samuel Braun, Paulo Barbieri, Lizandro Jacobsen e Marco Antonio Rodrigues Jusevicius. Com histórias que se iniciaram ainda como bolsistas, todos acumulam mais de 14, 20 ou até 23 anos de atuação técnica contínua no sistema de previsão climática do estado.

Sheila Paz, única mulher entre os homenageados, atua no Simepar desde 2005. Sua presença reforça o protagonismo feminino em uma área historicamente marcada pela predominância masculina.

“Fico honrada com essa homenagem, que simboliza anos de trabalho dedicado à ciência e ao serviço público. É também um reconhecimento coletivo de todos os colegas com quem compartilho essa missão diária”, declarou.

O meteorologista Fernando Mendes agradeceu a homenagem. “O significado dessa homenagem é muito importante pelos anos que a gente vem dedicando ao trabalho. É uma alegria muito grande ter recebido esse reconhecimento dentro da Assembleia, que é a casa do povo do Paraná.”

Para Reinaldo Kneib, a menção marca a consolidação de duas décadas de trajetória. “Essa homenagem é fruto de um trabalho de 20 anos no Simepar, mostrando para a sociedade todo o nosso potencial. Isso vem marcar essa trajetória que eu tenho feito aqui na empresa”, disse.

Samuel Braun destacou a dimensão afetiva do reconhecimento. “É um momento de alegria. Isso comprova que a gente está fazendo algo certo. Uma homenagem de forma oficial é sempre bem-vinda, e sigamos mais 20 anos no Simepar.”

Paulo Barbieri, disse que o momento também tem valor pessoal. “É um reconhecimento por uma grande parte da minha vida, desde a época dos estudos. É muito importante para mim e para minha família.”

Lizandro Jacobsen reforçou que o trabalho no SIMEPAR é coletivo. “Além de ser um reconhecimento pessoal, é institucional, porque o meteorologista não faz o papel sozinho. Esse é um reconhecimento que a gente já sente no dia a dia.”

Criado em 1993 e reestruturado em 2013 como um serviço social autônomo, o Simepar é responsável por fornecer dados e previsões meteorológicas fundamentais para a agricultura, logística, geração de energia e prevenção de desastres no Paraná. Cada R$ 1 investido em meteorologia pode gerar até R$ 10 em economia e ganhos, segundo a Organização Meteorológica Mundial.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação