Deputado Goura (PDT) participa de grupo de trabalho para análise do Plano Municipal de Compostagem de Curitiba
O deputado estadual Goura (PDT) se reuniu, nesta quarta-feira (5), com a secretária municipal do meio ambiente de Curitiba, Marilza Dias, para conhecer a proposta de Plano Municipal de Compostagem – Programa COM-POS-TE Curitiba, que tem como objetivo reduzir o volume de resíduos orgânicos encaminhados aos aterros sanitários, e que será implantada na gestão do prefeito Eduardo Pimental (PSD) nos próximos quatro anos.
Também participaram representantes da secretaria de Educação (SME), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), do Programa Lixo Zero, da empresa Composta + e do Mandato Goura. Na reunião, foram definidos nomes que vão compor o grupo de trabalho de análise do Plano Municipal de Compostagem, que depois colocará os resultados dos estudos ao debate público e à participação social.
“Termos em Curitiba uma política municipal de compostagem é fundamental para mitigar os efeitos das emergências climáticas, com a redução da produção de resíduos, a conservação dos recursos naturais e a promoção da educação e conscientização de todos para a importância da compostagem e defesa da natureza”, disse o deputado Goura.
A secretária Marilza Dias destacou que a reunião para a apresentação da proposta de Plano Municipal de Compostagem se efetivou a partir de uma demanda do deputado Goura.“O tema da compostagem sempre esteve presente entre as principais pautas ambientais defendidas pelo Goura desde que era vereador de Curitiba. Nossas conversas sobre esse tema têm evoluído e esta reunião reforça essa parceria”, lembrou Marilza.
Goura lembrou que o tema da compostagem é abrangente e envolve toda a cadeia de tratamento de resíduos. “No caso da compostagem temos a doméstica, comunitária, institucional e empresarial de tratamento de resíduos orgânicos que precisam estar articuladas por uma política pública de compostagem. Por isso, a importância dessa reunião e desse Plano Municipal de Compostagem para Curitiba”, afirmou.
O deputado resgatou que o tema da compostagem está presente em vários momentos da sua trajetória política. “Como vereador aprovamos a Lei da Agricultura Urbana, por exemplo. Já como deputado estadual aprovamos a lei da Semana Lixo Zero e mais recentemente a lei que dispõe sobre instalação de coletores de lixo reciclável em espaços e em eventos onde haja concentração pública.”
Lei 22.265/24
A Lei 22.265/24 obriga universidades, faculdades, centros universitários, escolas, colégios, estádios de futebol, condomínios residenciais, comerciais e industriais, supermercados, restaurantes, hotéis, shoppings centers e eventos onde haja concentração pública, a instalarem e/ou adequarem coletores de resíduos, com separação em no mínimo três categorias: recicláveis; orgânicos e rejeitos (material não reciclável).
O chefe do Departamento de Limpeza Pública da SMMA de Curitiba, Edelcio dos Reis, explicou que o Programa COM-POS-TE Curitiba, prevê a implantação do Pátio Municipal de Compostagem, com capacidade inicial de 100 toneladas/mês, que também funcionará como um Centro de Educação Ambiental (CEA), promovendo a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da compostagem e da gestão de resíduos.
“O COM-POS-TE Curitiba também distribuirá kits de composteiras domésticas com minhocas para a população, incentivando a compostagem em casa. O programa tem como objetivo reduzir significativamente os resíduos orgânicos encaminhados a aterros sanitários”, explicou Reis.
Desde que começou a ser implantado, o programa já entregou 439 composteiras para escolas municipais e 840 para outros órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). Foram compostadas aproximadamente 130 toneladas de resíduos desde maio de 2022. A média mensal de resíduos destinados à compostagem é de 15,8 toneladas.
Notícias Relacionadas
Audiência Pública na Assembleia debate oceanos e sustentabilidade no litoral do Paraná
Objetivo é construir estratégias para conciliar desenvolvimento econômico, conservação ambiental e qualidade de vida, conforme a Agenda 2030.
Leia mais
Transporte aquaviário para professores das ilhas do Litoral é conquista histórica para a educação do campo, destaca deputado Goura (PDT)
O parlamentar trabalhou em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT) para atender demanda histórica da categoria.
Leia mais
5º Fórum Paranaense de Cannabis amplia debate sobre qualidade de vida e acesso a terapias seguras, destaca deputado Goura (PDT)
Evento na Unioeste reuniu 300 pessoas para discutir pesquisa científica, políticas públicas e as histórias de quem depende do tratamento.
Leia mais
Deputado Goura (PDT) assina carta-compromisso e defende integração da Região Metropolitana de Curitiba para enfrentar emergência climática
Elaborado a partir do Fórum de Soluções da vereadora Laís Leão (PDT), o documento estabelece uma agenda comum para enfrentar desafios socioambientais compartilhados pelos municípios da Grande Curitiba.
Leia mais