Deputado Goura (PDT) representa Assembleia no Velo-City 2023, o maior evento internacional sobre bicicleta

04/05/2023 17h21 | por Assessoria Parlamentar

“Serão encontros importantes para ampliarmos nosso conhecimento sobre pautas que são importantes e fundamentais para a atuação do nosso mandato”, disse Goura.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Gestão de resíduos e meio ambiente, segurança alimentar e direitos humanos, bicicleta e mobilidade urbana, política internacional e diplomacia são alguns dos temas das agendas programadas na viagem que o deputado Goura faz à Alemanha, a partir desta sexta-feira (5) até o dia 14 de maio, representando a Assembleia Legislativa do Paraná no maior e mais importante evento mundial sobre ciclomobilidade, o Velo-City 2023, que acontece na cidade de Leipzig.

Nesta sexta-feira, Goura se reúne, na cidade de Berlim, com Peter Kurt, presidente da Associação Alemã de Saneamento e Gestão Ambiental, para conversar sobre gestão de resíduos sólidos e meio ambiente. Depois, o deputado se encontra com representantes do Comitê Amigos do MST e do Centro de Pesquisa e Documentação Chile-América Latina (FDCL) para conversar sobre segurança alimentar, agroecologia/orgânicos e direitos humanos.

Na sequência, Goura tem uma reunião no Ministério Federal de Digitalização e Transporte (BMDV), com Karola Lambeck, chefe do Departamento de Ciclismo Urbano, para tratar das políticas públicas que são desenvolvidas na Alemanha para promover a mobilidade ativa, especialmente, a ciclomobilidade e infraestrutura cicloviária.

Para conversar sobre relações internacionais e diplomacia, o deputado encerra os compromissos do dia com um encontro na Embaixada do Brasil com o embaixador Roberto Jaguaribe.

“Serão encontros importantes para ampliarmos nosso conhecimento sobre pautas que são importantes e fundamentais para a atuação do nosso mandato. Esse intercâmbio internacional, com essas agendas relevantes, nos ajuda na atividade legislativa e a avançar na proposição de políticas públicas em diversas áreas”, disse Goura, que completou: “O Poder Legislativo também deve fazer política internacional”.

Pensando o futuro da ciclomobilidade

Como envolver mais pessoas, gestores públicos, empresas e organizações na transição na mobilidade urbana para um modelo sustentável de mobilidade ativa com mais bicicletas e a favor da caminhabilidade nas cidades? Como convencer a sociedade a apoiar essas mudanças? Qual o papel das lideranças políticas nesse processo?

Velo-City 2023 – Leipzig, Alemanha

É para responder essas questões que o deputado estadual Goura (PDT) foi convidado a participar do maior e mais importante evento mundial sobre ciclomobilidade, o Velo-City 2023, que acontece de 9 a 12 de maio na cidade de Leipzig, na Alemanha, e que tem como tema principal: “Leading the Transition” (Liderando a Transição, em tradução livre).

Forte liderança para ação

Goura participa da Plenária 6 do Velo-City 2023, na sexta-feira (12), que tem como tema “Strong leadership for action” (Forte liderança para ação, em tradução livre), que contará com a participação de Eline Oftedal, (Secretary General, Syklistenes Landsforening) de Oslo, Noruega, que fará a mediação entre os painelistas, que além do deputado, terá a participação de Burkhard Jung, Prefeito deLeipzig; Filip Watteeuw, vice-prefeito de Ghent, Bélgica; Gerdien Rots, vereador de em Zwolle, Holanda.

Bicicleta, ferramenta poderosa

“As bicicletas e políticas de incentivo ao seu uso são ferramentas poderosas para colaborar com as transformações urgentes pelas quais nossas cidades precisam passar na busca por resiliência, redução de emissões e promoção de qualidade de vida para todos os cidadãos”, disse Goura ao comentar a importância de participar deste painel do Velo-City 2023.

Ele destacou que, “no Brasil e na América Latina, precisamos consolidar as infraestruturas cicloviárias e o conceito da Visão Zero (Morte Zero no Trânsito), garantindo que o uso da bicicleta para a mobilidade urbana seja possível para uma população cada vez maior", e que a ciclomobilidade é o futuro da mobilidade urbana, principalmente diante dos desafios da Crise Climática que vivemos.

Terceira participação no Velo-City

A primeira participação do deputado Goura no Velo-City foi enquanto era vereador de Curitiba. Foi em junho, entre os dias 13 e 16, de 2017, nas cidades de Arnhem-Nijmegen, na Holanda. Ele foi convidado pela organização a participar do “Mayors Session at Global Cycling Summit”, que reuniu diversos prefeitos e teve várias conferências técnicas.

Em 2018, ainda como vereador, Goura participou pela segunda vez da conferência, que é organizada dede 1980 pela Federação Europeia de Ciclistas (European Cyclists’ Federation - ECF), e que tem o objetivo de incentivar o ciclismo como parte do dia a dia no transporte e no lazer. O Velo-City 2018 foi no Rio de Janeiro.

Na ocasião, ele apresentou o projeto RMC Bici - Integração Cicloviária na Região Metropolitana de Curitiba no painel “Cycling and Walking in Metropolitan Areas”. O Velo-City é considerada a principal série de conferências internacionais de planejamento sobre mobilidade urbana e bicicleta.