Deputado Goura (PDT) se reúne com secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, para garantir obras para comunidades

14/12/2023 15h00 | por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Goura (PDT) e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, reuniram-se na última terça-feira (12).Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Ponte sobre o Rio Pardo para beneficiar o quilombo João Surá; revitalização ou substituição da ponte pênsil para o quilombo São João; construção do trapiche na Ilha de Superagui; programa Paraná de Bike e obras cicloviárias em rodovias foram os principais temas da conversa entre o deputado estadual Goura (PDT) e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, na última terça-feira (12).

“Tivemos uma reunião produtiva com o secretário Sandro Alex que se mostrou receptivo as nossas demandas, além de nos atualizar sobre o andamento de obras que estavam entre os nossos pedidos”, comentou o deputado Goura.

Trapiches Guaraqueçaba

“Por exemplo, ficamos sabendo que a Secretaria de Infraestrutura e Logística está firmando convênio com a Prefeitura de Guaraqueçaba para a construção e reforma de todos os trapiches nas comunidades das ilhas do município. Isso contempla o pedido da comunidade de Guaraqueçaba para ter um novo trapiche”, destacou Goura.

Paraná de Bike

O secretário também explicou que o programa Paraná de Bike visa convênios com prefeituras para investimento em infraestrutura cicloviária trechos urbanos em rodovias. “Essas são obras fundamentais para garantir segurança aos ciclistas e também servem de estímulo ao uso da bicicleta”, disse Goura.

Ainda com relação aos investimentos em infraestruturas cicloviárias, o deputado Goura falou sobre as emendas feitas por seu mandato com essa finalidade. “Pedimos que o secretário inclua as emendas que fizemos ao PPA, uma aumentando o investimento em sinalização para R$ 3 milhões nas ciclorrotas e outra para contadores de ciclistas e pedestres”, informou.

Contadores na Ponte de Guaratuba

Sobre os contadores de ciclistas, o secretário Sandro Alex se entusiasmou com a ideia e disse que vai adotar a novidade na Ponde de Guaratuba, que teve iniciada as obras recentemente. “Vamos colocar esse equipamento no início dos dois sentidos da ponte. Gostei muito da proposta e acho que também vai estimular mais o uso da bicicleta, que já é grande no nosso litoral”, comentou Sandro Alex.

Ponte no João Surá

O deputado explicou que a comunidade do quilombo João Surá está reivindicando a construção de uma ponte sobre o Rio do Turvo, em Adrianópolis, na estrada que leva ao centro do município. O deputado explicou ao secretário que quilombolas dependiam de uma balsa, que foi carregada pela corrente do rio, e agora a única opção para acessar a região urbana é um trajeto de quase duas horas.

“Com a ponte, esse tempo cairá para cerca de 30 minutos. Entregamos primeiro estudo de projeto, que foi elaborado pelo professor Abdel e equipe, e solicitamos que a obra seja realizada com urgência”, disse Goura. O secretário explicou que uma obra dessa necessita de convênio com a prefeitura e se comprometeu em encaminhar a demanda.