Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca atuação de lideranças no progresso de Goioerê
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta sexta-feira (8) a atuação de lideranças da região de Goioerê como exemplo de cidadania e de participação proativa nos debates e encaminhamento de soluções frente aos desafios enfrentados pelas cidades, estado e país. "É uma forma de homenagear esta região que tem uma uma população que produz e contribui para o crescimento econômico e social do Paraná", disse.
Na sessão especial, Romanelli homenageou a administradora e radialista Elisângela Gloor, os empresários Alexandre Bettoni Cândido, Mauro Nishimura e Norival Moura; o jornalista Hélder Villela e o engenheiro agrônomo Eduardo Costa Cassiano."Cada uma das lideranças em sua área de atuação mostra o quanto é importante democracia participativa na vida das comunidades em ações que construam uma sociedade melhor para todos".
"A Elisângela é radialista e tem um forte trabalho voluntário no Rotary e na Santa Casa, o Alexandre está no terceiro mandato na presidência da associação comercial, o Mauro é presidente da Apae - uma entidade de extrema relevância, o Norival tem um extenso trabalho voluntário e foi presidente da sociedade rural, o Hélder comanda um portal de notícias de abrangência estadual e o Eduardo é de uma família que participa, de forma significativa, da história da região", exemplificou o deputado.
Romanelli destacou ainda a importância das demandas apresentadas por entidades e pela prefeitura de Goioerê. "Recebemos propostas nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente, assistência social e desenvolvimento econômico. E como exemplo, cito a ampliação da Santa Casa, a criação dos cursos de engenharia agronômica e direito, e a construção do teatro municipal e da farmácia central", disse.
"Com a Assembleia Itinerante, as deputadas e os deputados estão onde o povo está. É fundamental este contato, recebemos de forma bem objetiva as demandas da região, que são sempre muito importantes. Ao mesmo tempo, claro, ter um contato mais próximo, para dialogar e ter sempre uma democracia participativa, fazendo com que as pessoas possam participar do processo legislativo, debater leis, debater desafios, e fazer com o que o Paraná possa prosperar e progredir", completou.
Veja o perfil dos homenageados
Hélder Villela é diretor do GoioNews, principal portal de notícias de Goioerê e região, criado em 2004. Em 2024, teve 14,8 milhões de visualizações, com expectativa de ultrapassar 15 milhões em 2025. Tem grande alcance em diversos municípios da Comcam e no Noroeste do Paraná, com ampla divulgação em redes sociais e grupos de WhatsApp.
Norival de Moura, empresário e agricultor, é fundador da empresa Prestar. Foi o primeiro presidente da Sociedade Rural de Goioerê, liderou a construção do parque de exposições, e ocupou cargos como Venerável Mestre da Loja Maçônica Acácia, presidente da Acig, diretor da Rádio Goioerê, da Santa Casa de Misericórdia, da Casa da Sopa e da Apae. Também presidiu os Rotary Clubs de Goioerê e Moreira Sales, integrou o Conselho Municipal de Saúde e foi diretor da Cooperativa Integrada.
Eduardo Costa Cassiano, engenheiro agrônomo, tem sua trajetória ligada à história e ao desenvolvimento de Goioerê. Eduardo é da família que ajudou a construir a história da região. Seu avô materno chegou à cidade na década de 1970, adquirindo a Fazenda Esteirinha e dedicando-se à pecuária, além de contribuir na formação do Parque de Exposições da Sociedade Rural de Goioerê. Em 1997, Eduardo fez a transição da Fazenda Esteirinha, da pecuária para a agricultura, com destaque para a produção de soja e milho. Atualmente, Eduardo é presidente da Aprosoja Paraná.
Mauro Nishimura é presidente da Apae de Goioerê, começou a trabalhar ainda jovem como empacotador no Mercado Goioerê e atuou em diversas funções até ingressar no ramo de peças agrícolas, passando pela antiga Coagel. Há 40 anos fundou a Mauro Auto Peças, inicialmente em Quarto Centenário. Com o crescimento, transferiu a empresa para Goioerê, onde hoje conta com filial em Mariluz.
Elisângela Gloor, administradora e pós-graduada em marketing, é radialista há 33 anos, gestora da Rádio 104 FM de Goioerê e da Massa FM de Campo Mourão, e sócia do portal de notícias 104.News. É a primeira mulher a presidir o Rotary Club de Goioerê, a integrar o Conselho Fiscal e o Conselho de Administração da Sicredi Vale do Piquiri, além de ser a segunda mulher a presidir a Associação Comercial de Goioerê. É fundadora do Conselho do Jovem Empresário de Goioerê e participa do Conselho da Mulher Empresária local. Elisângela também se destaca pelo trabalho voluntário no Rotary Club, Centro Santa Clara e Santa Casa de Goioerê.
Alexandre Bettoni Cândido está em sua terceira gestão como presidente da Acig – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Goioerê. Membro ativo do Rotary Clube, atua como diretor em diversas entidades assistenciais do município e também no Sindiempresarial, ligado à Fecomércio Paraná.
Notícias Relacionadas
Julho Âmbar traz visibilidade e acolhimento para famílias que sofrem com o luto parental
Lei que instituiu o mês estadual de conscientização sobre o tema foi proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Leia maisSebrae mostra pujança da agricultura familiar do Norte Pioneiro, destaca deputado Romanelli (PSD)
Parlamentar defende que inovação no campo vai além da tecnologia e passa pela certificação e pela agroecologia.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE em Sessão Solene na próxima terça-feira (26)
Homenagem é proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
Leia mais