Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) pede mais segurança para motociclistas nas rodovias do Paraná
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) solicitou, nesta quarta-feira (22), à EPR Litoral Pioneiro, melhorias na sinalização voltada à segurança de motociclistas que transitam pelas rodovias pedagiadas pela concessionária. "Estamos avaliando soluções para as reclamações que recebi e buscando formas de a concessionária melhorar o atendimento aos usuários das estradas", afirmou Romanelli durante uma visita técnica realizada na praça de pedágio de São José dos Pinhais, na BR-277.
O presidente da concessionária, Marcos Moreira, e o coordenador de Operações, Mauro Bertelli, acompanharam o deputado na visita. A agenda incluiu uma análise dos trabalhos realizados na central de acompanhamento de tráfego, uma grande sala de monitoramento que avalia em tempo real a intensidade do trânsito nos trechos rodoviários. "Fui bem recebido pelos diretores da EPR Litoral Pioneiro e acompanhei os trabalhos já em andamento", destacou o parlamentar.
"Apresentamos as melhorias necessárias para atender os motociclistas, que são isentos do pagamento de pedágio, mas precisam de atenção especial, especialmente no período de verão, quando a circulação de motos aumenta consideravelmente", completou Romanelli.
Sinalização
Com a isenção no pagamento das tarifas, os motociclistas devem utilizar locais específicos de passagem, devidamente sinalizados por placas e situados à direita ou no centro das praças de pedágio.
Moreira e Bertelli informaram que o setor de engenharia da empresa está estudando medidas para aumentar a segurança dos motociclistas. "Entre as ações previstas estão a ampliação da sinalização vertical e horizontal, além da indicação de trechos que requerem maior atenção, com marcações e mensagens específicas nas pistas", afirmou Romanelli.
Ainda em janeiro, a EPR Litoral instalou 28 radares em pontos estratégicos dos 603 quilômetros de rodovias sob sua gestão (BR-156, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151 e PR-407), entre o Norte Pioneiro e o Litoral do Paraná. Os radares, atualmente em fase de teste, foram implementados seguindo orientações da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Rodoviária Federal.
Operação especial de verão
A concessionária também está promovendo a Operação #PartiuFériasPiá, destinada a melhorar a segurança e o conforto dos motoristas que trafegam pela BR-277 e pelas rodovias de acesso ao litoral. O esquema especial, que segue até o Carnaval em março, visa atender ao aumento do fluxo de veículos, que pode ser até três vezes maior do que o normal.
As ações incluem ampliação da capacidade operacional nas praças de pedágio, reforço no atendimento aos motoristas e melhorias na estrutura de atendimento emergencial. Nos dias de maior movimento, a EPR Litoral registra mais de 100 mil veículos em direção ao litoral paranaense.
Notícias Relacionadas
Sebrae mostra pujança da agricultura familiar do Norte Pioneiro, destaca deputado Romanelli (PSD)
Parlamentar defende que inovação no campo vai além da tecnologia e passa pela certificação e pela agroecologia.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE em Sessão Solene na próxima terça-feira (26)
Homenagem é proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
Leia maisParaná terá Câmara Técnica do Porco Crioulo na Secretaria da Agricultura, afirma deputado Romanelli (PSD)
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa é estimular a criação, a comercialização e a manutenção das raças crioulas no estado.
Leia mais