NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Luiz Eduardo Cheida (pmdb)
17h16
por Assessoria de imprensa: 41 3350-4088 - 43 9991-2066 - 41 9162-4740
3 min de leitura
753 visualizações
Projeto de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida aprovado este ano prevê a reutilização da água e aproveitamento de águas das chuvasO Centro Judiciário de Curitiba, que começa a ser executado pelo governo do Paraná, este ano, no antigo presídio do Ahu, deverá economizar R$ 471 mil com a implantação de um projeto de reaproveitamento da água da chuva.A declaração é do presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, que é um dos autores da Lei 15.672 - sancionada pelo governador Roberto Requião, em abril deste ano. A lei determina que empresas projetistas e de construção civil provejam os imóveis de dispositivos para a captação de águas da chuva e dispositivos hidráulicos para o controle e redução do consumo de água. A lei prevê ainda campanhas educativas, palestras e abordagem do tema desperdício da água em aulas da rede pública estadual de ensino e dirigida a servidores públicos. Economia - O projeto do Centro Judiciário prevê uma área de captação de 1,83 mil metros quadrados.“Se consideramos a tarifa da Sanepar de R$ 1,70 o metro cúbico, a média anual de precipitação na região de Curitiba de 1515,4 metros cúbicos, a economia anual de água será de 277.318 metros cúbicos. Esse volume de água tratada gera uma economia, em reais de R$ 471 mil ao ano. O Centro judiciário será a primeira grande obra pública do Estado a incorporar o projeto do deputado Luiz Educado Cheida. O projeto arquitetônico do Centro Judiciário de Curitiba, já está em fase final de execução e prevê um edifício para cada especialidade – cível, criminal e juizados especiais. Serão duas torres de 12 andares, um edifício de quatro andares e a preservação do edifício histórico da prisão, datado de 1903. O Centro terá uma área total construída de 220 mil m2.Para o deputado Luiz Eduardo Cheida, o Centro Judiciário será um grande exemplo para as obras públicas que serão construídas no futuro e que deverão adotar medidas de economia e reutilização de água, inclusive com a utilização de águas da chuva. "Com esta medida, nós paranaenses damos exemplo para o resto do país na preservação deste bem finito e esgotável que é a água", comemora Cheida.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais