NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Mauro Moraes (pmdb)
15h24
por Amira Massabki / (41) 3350-4029 / imprensa@mauromoraes.com.br / www.mauromoraes.com.br
3 min de leitura
828 visualizações
Para o deputado Mauro Moraes, o anúncio feito pela executiva estadual do PMDB no início da semana, de que a legenda irá lançar precocemente a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti à sucessão estadual em 2010, é um equivoco. “Esta decisão só poderá ser tomada a partir da realização de convenções, quando os filiados terão o direito de decidir o futuro da sigla através do voto. Do contrário, o PMDB pode ser multado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) ou até mesmo provocar a inelegibilidade do candidato”, disse. “Em hipótese alguma um partido pode lançar um candidato antes das convenções. No momento, o PMDB pode apenas decidir pela candidatura própria e então abrir espaço para que os membros interessados na disputa coloquem o nome à disposição. No entanto, qualquer decisão definitiva só será tomada após o resultado homologado das convenções”, disse o deputado Mauro Moraes. Segundo o parlamentar, o partido não pode proibir que seus filiados se manifestem a respeito de alianças, tampouco retaliar quem discorda da forma como alguns membros pretendem impor uma única posição, no caso o lançamento da candidatura de Pessuti. “Temos ainda um ano para discutir democraticamente qual o melhor caminho para o partido. O que não pode acontecer no momento é o lançamento de uma candidatura precoce, afrontando a lei eleitoral e ainda proibindo manifestações contrárias à opinião de apenas uma parte da legenda”, disse Moraes. O deputado lamentou ainda a reação negativa de setores do partido aos peemedebistas que não concordam com uma decisão que não foi submetida ao voto. “Antes das convenções nada está definido e muito poderá ser discutido. Até lá, vou defender a composição com o PSDB e PDT. Mas irei acatar a decisão tomada democraticamente pela maioria durante as convenções”, afirmou. Nacional Mauro comentou ainda que o mesmo dilema - da candidatura própria ou composição - tem incomodado a cúpula nacional do PMDB. “Temos um grande número de prefeitos, vereadores e parlamentares. Também temos a presidência do Senado e da Câmara dos Deputados. Ainda assim, não possuímos um nome forte para a sucessão presidencial, o que tem provocado uma divisão entre os que defendem uma aliança com o PSDB, através da candidatura do governador paulista José Serra, ou com o PT da ministra Dilma Rousseff”, comentou. Apesar de opiniões conflitantes, o parlamentar ressalta que em momento algum a direção nacional falou em retaliação. Muito pelo contrário, a cúpula nacional está disposta a abrir a discussão, o que, na avaliação do deputado, é fundamental para garantir a democracia interna. “Não basta falar em democracia, é preciso vivenciá-la”, disse.
Notícias Relacionadas
09:09
Assembleia homenageia 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Trajetória iniciada em Curitiba, em 1896, será homenageada em sessão solene proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
Leia mais
20:52
Sessão solene homenageia comerciantes e reconhece contribuição do setor para o desenvolvimento do Paraná
Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) celebra atuação de empresários e lideranças que impulsionam a economia e geram emprego e renda.
Leia mais
18:21
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
14:55
Deputado Moacyr Fadel (PSD) celebra assinatura de ordem de serviço para conclusão da pavimentação do distrito de Socavão, em Castro
O parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que garante a pavimentação dos últimos 8,8 quilômetros da estrada.
Leia mais